*******
Governo de Rondônia desvia R$ 6 Milhões da obra do teatro estadual.
*******
Segundo o governador Ivo Cassol em entrevista concedida ao jornalista Léo Ladeia no programa “Câmera 11”, levado ao ar pela TV Candelária no dia de ontem 25.
*******
Em virtude da baixa arrecadação com o ICMS e o repasse do FPE.
Juro que já andava meio desconfiado que alguma coisa estivesse acontecendo com a obra do teatro estadual.
******
Pois o que o governo alardeava era que, finalmente Porto Velho deixaria de ser a única capital de um estado brasileiro que não tinha teatro, já que ele havia conseguido junto ao Banco do Brasil a Verba necessária para a conclusão da encantada construção.
******
Agora, sem que fosse perguntado o governador abriu o jogo.
******
“Saiba Léo, que para completar a folha de pagamento deste mês de março, autorizei a Fazenda a retirar da conta da obra do teatro, R$ 6 Milhões. Vamos repor depois”, palavras do governador Ivo Cassol ao apresentador do “Olhar Eletrônico” mais conhecido como Léo Ladeia.
******
E agora José de Nana, será que Pimenta Murupi nos dos outros, é realmente refresco.
*******
Principalmente ser for no “olho” da classe artística?
******
Levando-se em consideração que o governador também declarou que a arrecadação estadual vem baixando a cada mês.
*******
E ainda, se o governador João Cahulla que vai assumir o comando estadual no próximo dia 31.
*******
Copiando o seu mentor e criador, autorizar o desvio do dinheiro destinado a obra do teatro novamente.
******
Porto Velho vai continuar por muito tempo, como a única capital de um estado brasileiro que não tem teatro.
******
E mais, como toda vez que o poder público entra em crise financeira, a primeira coisa que os “mandatários’ fazem, é cortar a verba destinada a Cultura.
******
Tá arriscado não ter dinheiro para a montagem da estrutura do Arraial Flor do Maracujá.
*******
A não ser que o governo peça emprestado da grana que o Banco do Brasil doou para ser aplicada na construção do teatro estadual.
*******
O negócio tá feio pro lado cultural.
*******
Basta lembrar que o governo de Rondônia passou o maior calote nas Escolas de Samba e nos Blocos Carnavalescos no carnaval deste ano.
*******
Em vista desse calote, as Escolas de Samba e os Blocos estão devendo até os cabelos da “venta” ao comércio local.
*******
Até quando, vão desviar o dinheiro da conta do Teatro para pagar a folha dos funcionários?
******
Como nem tudo está pedido.
******
Amanhã vamos festejar o dia do teatro com muito vinho.
******
A festa ao Deus Dionísio está marcada para começar às 20h00 no Espaço Cultural Vrena.
******
Claudio Vrena e a Lu Silva garantem que vai ter muita comida e bebida (VINHO) e que tudo será na famosa “Cuia Grande”.
******
Uns dizem que é no famoso 0800.
******
Por falar nisso, amanhã dia 27, também é o aniversário do artista plástico Nonato Cavalcante, da sua irmã Maria e de sua cunhada advogada Silvana.
*******
Aliás, a doutora Silvana merece parabéns a parte, afinal de contas, ela foi grande colabora das escola de samba ao atuar como assessora jurídica durante a gestão do Silvio Santos na Fesec.
******
Aos amigos aniversariantes nossos parabéns!
CESTA MUSICAL
Llitsia Moreno interpreta
compositores regionais
Transportar as músicas para o piano foi um trabalho que levou quase um ano,
Dar roupagem erudita a composições populares de Rondônia é a proposta do concerto “Cotidiano Interior”, que a pianista Llitsia Moreno apresenta nesta sexta (26), às 20h30 no Teatro Um do Sesc.
Llitsia nasceu em Havana, Cuba, e reside no Brasil desde 1992. Iniciou seus estudos no Conservatório de Música Manoel Samuel e formou-se pela Escola Nacional de Artes, na capital cubana. Para o programa desta sexta Llitsia preparou treze músicas dos compositores regionais Bado, Augusto Silveira, Binho, Zezinho Maranhão e Baaribu Nonato. Uma valorização da pianista à cultura rondoniense que rendeu meses de trabalho. “Transportar as músicas para o piano foi um trabalho que levou quase um ano, mas agora todas têm partituras para esse instrumento, que é considerado o mais completo de todos”, conta Llitsia.
Os ouvintes terão a oportunidade de encontrar ricas melodias que abordam a beleza e a profundidade do contexto amazônico, passeando por temas como o desmatamento e a ação do homem, como também o cotidiano dos ribeirinhos.
Concerto “Cotidiano Interior”
Quando: 26/03, às 20h30
Onde: Teatro Um do Sesc Esplanada
Entrada: 3 litros de leite
DIA DO TEATRO
Festa do Vinho no espaço Vrena
O dia do teatro será comemorado em Porto Velho, durante a realização da 14ª Festa do Vinho, amanhã 27, no Espaço Cultural Vrena, à rua Tobias Barreto no bairro Tucumanzal. De acordo com o realizador e coordenador Claudio Vrena a festa está marcada para iniciar às 20h00 com a abertura oficial do Projeto Cineoquinha seguida do lançamento do Programa DocTv pela direção da Fundação Iaripuna. “Depois das solenidades oficiais, os artistas presentes, participarão de performances diversas”, disse Vrena.
A festa é um evento regado a muita “comida pesada”, (basta lembrar que os pratos em sua maioria são feitos com carne de porco) e muita bebida, em especial, o vinho. “É uma lembrança das festas ao deus Dionísio o deus do vinho, conhecidas como “Dionisiacas”. “Na realidade, o que promovemos durante estes anos todos, é a confraternização da classe artística, principalmente o pessoal das artes cênicas”, declara Claudio Vrena. Ano passado, Vrena chegou a anunciar que promoveria a festa pela última vez, porém, segundo relato do artista bonequeiro, “como Rondônia está vivendo um período promissor e recebendo muitas pessoas, resolvemos voltar atrás e realizar mais uma vez a Festa do Vinho”, finalizou.
Fonte: Sílvio Santos
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)