Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

AGRADAR OU DESAGRADAR ?



Quem tenta agradar a todos não merece credito, respeito. Qualquer proposta que vise nivelar, julgar como iguais, pessoas diferentes, é injusta. O mesmo acontece com os que se empenham em desagradar sempre que possível. 

Há gente que quer ser boazinha com todo mundo. Outras preferem exercer poder pelo desagrado. 

Os primeiros, por medo, incompetência e outras fraquezas optam por usar fantasia de cordeiro para abrir caminho para suas pretensões. O agrado é sua arma de conquista mais fácil. Com freqüência, rastejam sua bajulação para os outros passarem. 

Os que cultivam a imagem do desagrado expõem, por vezes, suas intenções de provocar dano para dominar seus semelhantes pela força. Não raro são pessoas também frágeis, incompetentes, covardes até, que usam essa fantasia de lobo para evitar confrontos. Com medo do bom combate, tentam ganhá-lo no grito por antecipação. Há um adágio popular (nem sempre certo!) que diz que “cão que ladra, não morde”. 

Quem quiser viver em paz com sua consciência, consigo mesmo, basta agir com justiça. Immanuel Kant ensina que o homem não deve almejar a afeição, mas o respeito. 

Cuidado! Aparentemente bonzinhos, para começo de conversa, nem sempre são bons, pessoas do bem. Os de jeito discordante, com caras de mau também não devem ser julgados sumariamente como tal. Há lobos vestidos de cordeiros e cordeiros vestidos de lobos. Identificar quem é quem, é uma das leis da sobrevivência. Uma pista é justamente essa polarização maniqueísta. Duvide, portanto, dos que tentam sempre agradar e dos que sempre querem desagradar. Cheira a falsidade. 

Fonte: Viriato Moura / viriatomoura@globo.com 
 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)