Quinta-feira, 1 de maio de 2014 - 11h04
O médico, empresário, escritor e artista visual Viriato Moura lança uma proposta estilística inovadora nas artes visuais. Segundo ele, desde 2010, dedicou-se à busca um novo estilo que atendesse ao desenho, a pintura, a escultura e a arquitetura que apresentasse uma diferença conceitual de todos os demais existentes no mundo das artes. Depois de pesquisar em vasta literatura sobre o tema, e analisar imagens das diversas escolas estilísticas, concluiu que seria possível criar com uma característica que tornasse o estilo único. Daí nasceu o que chamou de planimorfismo.
O planimorfismo, segundo seu criador, dentre os estilos geométricos, é baseado na geometria plana euclideana, por isso suprime radicalmente o uso da curva (eis sua característica única) na construção de imagens figurativas e abstratas, consequentemente, se essa for a pretensão do seu autor, obras de arte. Segundo esclarece Viriato, desde o surgimento das escolas plásticas estilística identificadas com a geometria, sendo a primeira delas o cubismo, em 1907, tendo como precursores Pablo Picasso e Georges Braque e, a mais recente, o geometricismo, em 2006, do brasileiro Marcus Andruchak, nenhuma delas prescindiu da linha curva.
“O planimorfismo rompe com esse paradigma dependente da curva e dela se liberta de modo radical e definitivo. E prova, com isso, que é, sim, possível produzir emoções estéticas utilizando formas que ao tempo que são rígidas em suas partes, os planos, adquire contexto sedutor e poético quando integrado a outros planos concorrentes”, esclarece o artista.
A publicação dessa nova proposta de Viriato Moura, em uma revista especializada em artes visuais, a Arte & Estilo, que divulga artistas visuais brasileiros de nomeada, entre os quais Romero Britto, acontecerá em seu próximo número, a ser lançado em junho próximo no Rio de Janeiro e, em seguida, em Miami, num importante evento de artes visuais que acontecerá naquela cidade americana, nos meados deste ano.
Fonte: Ascom
Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes
Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr