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Viriato Moura

Enfermagem Humanizada



"A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” 

                                                              Florence Nightingale

 

O atendimento de enfermagem tem importância vital na assistência à saúde.

A atuação correta desses profissionais faz a diferença na evolução do paciente.

Não basta apenas ser um bom profissional emGente de Opinião termos científicos. Os pacientes esperam mais daqueles que o assistem. Querem atenção, respeito, solidariedade, compreensão, paciência, manifestação de afeto, consolo e tudo o mais que um ser humano possa oferecer para atenuar e, se possível, extinguir seu sofrimento.

Um profissional da enfermagem competente deve praticar, portanto, as boas normas  em sua relação com os pacientes que assiste. A seguir, algumas delas.

* Seja paciente com seu paciente. A doença tende a provocar desequilíbrios emocionais que devem ser assimilados com condescendência na relação enfermeira/paciente e seus afins.

* Ao entrar no aposento do enfermo, faça-o sem provocar ruídos que o assustem. Cumprimente-o com uma expressão de otimismo. O sorriso, quando oportuno, é um ótimo remédio.

* Chame o paciente sempre pelo nome. Ele precisa sentir que não é um número de aposento ou de leito, mas um ser humano que precisa da sua consideração, de seus cuidados.

*Comente sempre sobre as melhoras do paciente. Ele ficará mais otimista quanto à sua recuperação.

*Faça sempre um rápido comentário quando lhe for aplicar um tratamento dizendo-lhe o quanto ele fará bem para a sua saúde. Por exemplo, ao lhe administrar um analgésico, diga-lhe que a dor que está sentido logo vai passar. Nos casos de administração de tranquilizantes, diga-lhe que logo estará calmo, talvez dormindo.

*Jamais demonstre insegurança quanto ao que está fazendo em relação ao paciente. Não se comporte como quem perdeu o controle da situação. Ao pedir apoio a um colega seu ou de médico, evite demonstrar desespero  ao enfermo e e seus familiares. Não deixe que o doente e seus afins fiquem alarmados.

*Nunca subestime as queixas do paciente. Anote-as em seu Relatório de Enfermagem de forma legível e objetiva. Informe ao médico do paciente quando achar oportuno. Lembre-se de que as situações urgentes não podem esperar. Caso não encontre o médico do enfermo, chame o que puder assisti-lo o mais rápido possível. A conduta expectante, nessas condições, põe em risco a vida do paciente. Mexa-se!

*Seja sempre atencioso com o paciente. Quando ele quiser conversar com você, procure escutá-lo com atenção e respeito. Se naquele momento isto não for possível (porque você precisa atender outros doentes), diga-lhe que precisa fazer isto e que logo voltará para conversar com ele. Se for o caso, transmita-lhe sempre palavras de apoio, de consolo, de solidariedade. Palavras que você gostaria de escutar se estivesse no lugar dele.

*Quando o paciente demonstrar medo diante da iminência de um tratamento como uma cirurgia, como é comum, tente transmitir-lhe calma e segurança. Por exemplo, faça boas referências sobre os profissionais que vão operá-lo ou diga-lhe o que achar oportuno para acalmá-lo.

*Jamais comente com o paciente sobre outros que tiveram complicações, que evoluíram para óbito. Jamais! O doente precisa de mensagens otimistas. Acreditar na própria recuperação faz bem à saúde.

*Quando estiver atendendo  paciente, tente esquecer de seus problemas pessoais para que eles não venham a influenciar negativamente na sua relação com ele. Seja profissional!

*Quando não souber responder alguma pergunta formulada pelo paciente, pergunte a quem sabe. Jamais tente confundi-lo com   respostas evasivas.  Se ele descobrir que está sendo enganado, perderá a confiança em você. Uma informação incorreta é um desserviço e pode ser muito prejudicial para as partes envolvidas, principalmente para o paciente, que se sentirá inseguro.

*Aja sempre com competência  científica, ética e humanizada. Pela correta prática da enfermagem em favor do paciente, razão da existência de sua nobre profissão.

NOTA DO AUTOR – As recomendações apresentadas neste artigo deveriam ser praticadas por todos que atuam da área de saúde. Destaquei a enfermagem por ser uma categoria de  profissionais que permanece mais tempo ao lado dos pacientes quanto estes estão sendo tratados. Aqueles que exercem seu ofício com denodo, como deve ser,  têm uma  participação relevante na recuperação da saúde dos enfermos que assistem. Aos enfermeiros e enfermeiras que assim agem, minha homenagem e meu agradecimento pelo muito que contribuíram no atendimento dos milhares de pacientes que tratei ao longo de mais de três décadas de atuação como médico.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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