Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 16h12
Porto Velho receberá mais homenagem — desta feita dupla em um evento — pelo seu centenário, transcorrido no dia 2 de outubro passado. Trata-se do lançamento do livro Rio de Histórias, uma coletânea com minha participação, da historiadora Yêdda Borzacov e do médico Samuel Castiel. Ambos meus confrades na Academia de Letras de Rondônia. Na mesma ocasião, haverá uma exposição fotográfica intitulada Poentes Nativos,do museólogo Antônio Ocampo.
O livro traz contos, crônicas e relatos ambientados nesta capital. Em estilos diferentes, nós, seus autores, que vivemos nesta cidade por mais de meio século, expressamos nosso amor por ela colocando-a e a alguns de seus personagens, reais ou imaginários, no contexto de suas vivências cotidianas. Como fizeram diversos escritores de nomeada em relação às suas cidades, esta é mais uma tentativa para chamar atenção para este pedaço do Brasil, por vezes esquecido e subestimado pelo simples fato de estar longe dos grandes centros urbanos do país.
Rio de Histórias recebeu este título com o propósito de expressar um contraponto, através da arte literária, a um lamentável ocorrido neste ano, a maior enchente do Madeira de todos os tempos. A obra, rio que seus autores utilizaram para navegar suas lembranças do passado aqui vivenciado e exercitarem sua imaginação a ponto de nem eles mesmo poderem responder, com certeza, em alguns casos, onde termina a realidade e começa a ficção. Certamente que muitos de seus leitores, que moram aqui há algumas décadas, poderão ajudá-los nesse mister.
Poentes Nativos, por seu turno, é produto da busca de nossas belezas naturais através do registro fotográfico. Nesse contexto, configura-se uma manifestação da grande afeição cultivada pelo guajará-mirense Antônio Ocampo pela capital do estado onde nasceu. Dentre os muitos retratos do seu acervo que poderiam ser mostrados, o artista preferiu, desta feita, expor alguns que registram um dos majestosos espetáculos naturais oferecidos por nossa Porto Velho, seus pores do sol. Vocacionado para a fotografia, o museólogo deu-se ao prazer de contemplar muitos de nossos poentes e fotografar alguns com grande talento e bom gosto para compartilhar com aqueles que admirarem suas belas fotos.
O lançamento do livro Rio de Histórias e a exposição fotográfica Poentes Nativos recebeu apoio da edilidade local. O evento acontecerá no próximo dia 7, sexta-feira, a partir das 19h30, na Câmara Municipal.
Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes
Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr