Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

INJUSTIÇA PRECONCEITUOSA


 
A maioria de nós é muito injusta com os idosos. Porque tenta lhes suprimir o direito da existência plena.

Nossa benevolência com os jovens, a quem permitimos existir plenamente, choca-se com as limitações que queremos impingir aos idosos.

Quando alguém com 20, 25, 30 anos ou um pouco mais faz algo ridículo, achamos engraçado, próprio da juventude. Enquanto que basta que um idoso se atreva a fazer coisas que um jovem faz habitualmente para que o achemos ridículo.

Ao avançar pela terceira idade, a pessoa vai perdendo a cor, o brilho, e até o significado à percepção de seus convivas. Às vezes se torna, ao olhar de mais jovens, invisível.

Os velhos, todos sabemos, não nasceram idosos. Não são tão-somente velhos; são pessoas que viveram mais. Em suas lembranças, porém, ainda habita a criança de 10 anos que um dia foi, que se encantou com o lúdico dos brinquedos da vida; o jovem de 16 que se apaixonou pela primeira vez; o adulto de 22 que sonhava em ser alguém. Neles há o homem ou a mulher que constituiu família, teve filhos, netos e até bisnetos... Amou e foi amado. Sorriu, chorou. Se emocionou. Viu tantos nascerem e morrerem.

O corpo, com os vincos dos anos, não é como máquina corroída pelo uso. É um ser vivo e racional, muito mais que matéria danificada pelo tempo. É história de uma vida vivenciada, condição esta que só o viver oferece.

Subestimar os idosos a ponto de tentar rouba-lhes o direito de ser gente de modo pleno, é uma imperdoável ingratidão, lamentável impropriedade e inaceitável injustiça. Os idosos, como cidadãos que são, têm todo o direito de usufruir de seus direitos. Direito de ir e vir, amar, ser amado, divertir-se, cultivar sua auto-estima, fazer sexo e tudo o mais que os façam se sentir vivos, felizes.

Tratar os idosos com preconceito é apontar uma arma para o coração do próprio futuro. Que é angustiadamente incerto para quem ainda não chegou lá. Mas futuro hoje presente para aqueles agraciados pela vida longa, que não merecem ser punidos por algo que a maioria dos seres vivos mais deseja: viver muito. 

Fonte: Viriato Moura. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)