Quinta-feira, 13 de outubro de 2011 - 19h51
No próximo dia 18 é o “Dia do Médico”. A partir de hoje, em dias alternados, será publicada neste site uma série de citações contidas em meu livro “O Médico entre Aspas”, lançado em 2002 pela Litteris Editora Ltda, Rio de Janeiro.
A citada obra objetiva contribuir para que seus leitores, baseados na concepção de diversos autores, formem sua própria opinião sobre o profissional que assiste os seres humanos quando acometidos por doenças.
Viriato Moura
“As maiores oportunidades, responsabilidades ou obrigações que podem recair sobre um ser humano consistem em ser médico. Para tratar de um doente, ele necessita de habilidade técnica, conhecimento científico e compreensão humana. Empregando esses atributos reunidos à coragem, humanidade e prudência, ele proporcionará um serviço único aos seus semelhantes e contribuirá para a formação sólida de seu próprio caráter. O médico não deve pedir mais do que isso ao seu destino e nem se contentar com menos.”
T. R. Harrison
“Questionar o médico parece-nos amplamente saudável. Eliminá-lo das relações humanas, além de impossível no contexto da cultura ocidental atual, nos afigura como anti-histórico e desvinculado da realidade biopsicossocial.”
Miguel Chalub
“Se a medicina deve ser renovada, cabe aos médicos a honra e o risco de fazê-lo.”
George Canguillem
“A postura clássica de achar que o médico sempre sabe o que é melhor para o paciente, estando dispensado, portanto, de dar explicações a quem quer que seja, sendo inadmissível duvidar-se de sua dedicação e competência, foi substituída por outra em que os pacientes reivindicam o direito de saber o porquê de todos os procedimentos de que são objeto, e então atentos a eventuais manifestações de falta de zelo profissional.”
Ivan de Araújo Moura Fé
“De certo modo, o autoritarismo, o paternalismo e domínio médicos são essenciais para o exercício da profissão.”
F. J. Ingelfingle
“O médico não é um mero receitador de medicamentos, mas um símbolo de tudo o que é transferível de um ente humano a outro, salvo a imortalidade. Talvez não consigamos viver para sempre, mas nos obstinamos na noção de que o médico possui a ciência e a arte que nos proporcionarão postergações. Ele parece estar em seu posto de comando nas arcas onde se guardam os segredos do mundo.”
Norman Cousins
“A iatrogenia é o efeito perverso de um ato médico correto.”
Júlio Sanderson
“Um médico vai ver um doente e lhe diz: “Estamos aqui três presentes: você, eu e a doença. Se você quiser ajudar-me e aceitar minhas indicações, seremos dois contra a doença, que ficará sozinha e poderá ser vencida por nós.”
L. Machuel
“No processo de tornar-se médico, o indivíduo depara-se continuadamente com mortes anônimas tão remotas como as de Ruanda ou da Bósnia. O extenso espetáculo da morte tente a trivializá-la e não prepara o médico para assistir ao complexo ato de morrer.”
Bernard Lown
“O código de ética só pode ser verdadeiramente exercido se encontrar uma ressonância na personalidade do médico. É necessário que este tenha pensamentos e sentimentos éticos; caso contrário, o Código de Ética Médica será obedecido de forma apenas protocolar, estéril e carente de sentido, carente mesmo de sua própria razão de existir.”
Elias Abdalla Filho
“Se puderes curar, cura; se não puderes curar, alivia; se não puderes aliviar, consola.”
A . Murri
Fonte: Viriato Moura / jornalista DRT-RO 1067 - viriatomoura@globo.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História