Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

TARTARUGA EM CIMA DE ÁRVORE


Quando uma tartaruga está no alto de uma árvore, tenhamos certeza: alguém a colocou lá. Assim diz a sutil e didática sabedoria popular.

Por isso, quando alguém sem qualquer aptidão específica para determinado cargo o assume, tenhamos também certeza que houve motivo impróprio para que isso acontecesse: por si só, pelos seus méritos, não seria capaz dessa proeza.Gente de Opinião

Quem coloca gente desse naipe nessa posição privilegiada, atende decisões nepotistas, pedidos de amizade, de favores devidos ou pretendidos, de vínculos políticos e partidários, e conchavos diversos. Só não atende  a critérios que deveriam ser atendidos com vistas a propósitos realizadores construtivos.

Nosso amado país está como sempre esteve porque não faltam “tartarugas”  penduradas em árvores.

Quanto mais desqualificada, mais esse tipo de pessoa aceita ser alçada a funções mais elevadas: ousam alcançar picos sem saber escalá-los, e voos sem ter asas. E quem tem a petulância de desafiar a Lei da Gravidade, mais cedo ou mais tarde esborracha-se no chão, nível de onde não deveria ter saído.

Quantos conhecemos que já assumiram cargos relevantes em todos os níveis sem que tivessem o menor indício de qualificação para tal? Tantos que nem conseguimos lembrar de todos.  O pior é que nós mesmos, com nosso voto  inconsequente, temos colocado muitas dessas “tartarugas” em árvores que não as merecem: acabaram por cair com seus cascos duros em nosso cocuruto, com consequências, na raro, graves para nós.

Colocar tartarugas em cima de árvores, por óbvio, é um ato de insensatez.  Os cumes devem ser ocupados por quem sabe escalá-los ou sabe voar. Quem não tiver essas aptidões, não deve contar com nossa ajuda para chegar tão alto.  Chega de levar na cabeça!

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes

Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)