Sábado, 29 de janeiro de 2011 - 15h34
Dr. Viriato Moura, Promotor Hildon Chaves e Dr. Nobel Moura, durante debate sobre saúde publica na UNIRON. (Foto: O Guaporé) |
O médico ortopedista Viriato Moura concedeu palestra na tarde de ontem (28/01) no Auditório da UNIRON/Shopping, durante o seminário sobre Saúde Pública. O evento foi realizado pelo Jornal “O Guaporé”, em parceria com Faculdade Metodista e a UNIRON.
Com sua experiência em mais de três décadas atuando na área de ortopedia no Estado de Rondônia, Viriato ministrou uma excelente palestra, onde enumerou as dificuldades enfrentadas pela saúde pública em nosso estado, porem deixou bem claro que estas dificuldades apontadas não ocorrem somente em Rondônia.
Com sua experiência de gestor na área de saúde, pois além de Diretor Geral do Complexo Hospitalar Central, Viriato Moura coordenou a estruturação e acompanhou a aquisição e instalação dos equipamentos do Hospital de Base. Ele foi o primeiro Diretor Geral do HB, nomeado pelo saudoso Governador Jorge Teixeira.
Viriato fez um balanço das cirurgias ortopédicas realizadas pela rede privada desde 2009, quando o antigo governo celebrou um convenio, visto que não tinha condições de atender a demanda destas cirurgias. Até o presente foram realizadas 1500 cirurgias ortopédicas, e ainda assim existem pelo menos 300 pacientes aguardando na fila de espera. Isto se deve ao violento trânsito da capital, onde ocorrem 38 acidentes de trânsito por dia, sendo 90% destes, acidentes com motocicletas.
O Secretario Estadual de Saúde Alexandre Muller também foi um dos palestrantes, assim como o Promotor de Justiça, Dr. Hildon Chaves e o médico anestesista Dr. Nobel Moura.
Fonte: Ascom/CHC
Pedir segunda opinião médica: um dilema dos pacientes
Até que ponto é válido ouvir uma ou mais opiniões de outros médicos quando se quer avaliar a do médico que nos trata? Essa atitude tem resultados pr