Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

11ª Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa dia 16 de maio, em Porto Velho


 11ª Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa dia 16 de maio, em Porto Velho - Gente de Opinião

Porto Velho será mais uma vez contemplada com a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, evento cultural nacional que acontecerá na capital de 16 a 20 de maio, no teatro 1 do Sesc.

É a décima primeira Edição da Mostra, uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM, produção local do CineOca, e patrocínio da Petrobras e do Itaú. A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas.

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos, alcançando a América do Sul, Hemisfério Sul, e o Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

A Mostra conta com diversos e preciosos apoios locais: Sesc/RO, Universidade Federal de Rondônia- Unir, Eletrobras-Eletronorte, Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Ação Social - Seas; Tribunal de Justiça de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família, Semasf e Fundação Cultural do Município- Funcultural e OAB.



Vídeo SICTV
 

Programação

Nesta 11ª Edição a Mostra de Cinema e Direitos Humanos terá no circuito principal 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros 8 curtas-metragens.

A expectativa é receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. Todas as exibições serão gratuitas. No site da Mostra - http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.bré possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.

A Mostra Panorama apresenta filmes selecionados a partir da convocatória pública aberta no site do projeto e filmes que foram prospectados pela equipe de curadoria. São 17filmes entre curtas, médias e longas-metragens, que contemplam aspectos como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança pública, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos.

A Mostra Temática apresentará a questão degênero. Para esta categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como, por exemplo, empoderamento feminino, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, LGBTfobias, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não descriminação, dentre outros.

A Mostra Homenagem tem como tradição homenagear cineastas cuja filmografia explora a temática Direitos Humanos, trazendo-a para o foco dos debates. A homenageada desta Edição é a cineasta Laís Bodansky, cuja obra tem relevância para o debate sobre um mundo onde todos possam se reconhecer e viver a igualdade e direitos de oportunidades. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

Para a realização da Mostra, o ICEM conta com uma rede de colaboradores locais espalhados por todo o país. “O produtor local é um grande multiplicador do valor cultural dos filmes exibidos e promotor de um debate aberto sobre a cultura, valores e temáticas nacionais. Ele responde pela Mostra nas capitais contempladas, nas instituições, organizações e nos meios de comunicações locais. Os produtores do projeto estão conectados em uma rede formada por diversos protagonistas, que viabilizam o funcionamento desta dinâmica relação”, diz a diretora do ICEM, Luciana Boal.

Paras as produtoras locais, esta conexão se deveu ao trabalho que do na difusão de filmes com temáticas de relevância social. "Nosso cineclube sempre buscou a reflexão por meio do audivisual", declarou Simone Norberto. "Por isso o debate sempre é proposto ao final de algumas sessões. Neste ano, temos três temas: a questão indígena, a temática LGBT e a defesa dos direitos da mulher", completou Emanuela Palma.

Os filmes exibidos serão: Como Seria?, Depois Que Te Vi, Do Que Aprendi com Minhas Mais Velhas, Epidemia de Cores, Estrutural, Humano - Uma Viagem Pela Vida, Ilha, Índios no Poder, Intolerância.doc, Lápis Cor de Pele, Manancial, Menino 23, O Chá do General, Pai aos 15, Praça de Guerra, Quem? Entre Muros e Pontes, Tortura Tem Cor, A História da Menininha que Amava Borboletas, Carol, De Que Lado Me Olhas, Madrepérola, Meu Nome é Jacque, Pobre Preto Puto, Precisamos Falar do Assédio,  As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças, Cartão Vermelho, Chega de Saudade, Mulheres Olímpicas, Hora do Lanchêêê, Iemanjá Yemoja: A Criação das Ondas, Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil, Meninos e Reis, Mônica Toy - Balanço das Meninas, Mônica Toy - Futebola, Paixão e Confusão, Mônica Toy – MônicaFreestyle, Mônica Toy - Nana Nenê!

Fonte: CineOca/ ICEM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)