Quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 09h29
A Fundação Nacional do Índio em acordo com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, implantará em todo o país, até 2010, 150 Pontos de Cultura Indígenas. Na primeira etapa serão beneficiadas 30 comunidades indígenas da região amazônica e prevê o investimento de R$ 6,4 milhões em cinco estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso Rondônia e Roraima.
O anúncio será realizado pelo presidente da Funai Márcio Meira e Ministro da Cultura Juca Ferreira, às 16h desta quinta-feira (16), no auditório do Palácio da Justiça.
Os outros 60 Pontos de Cultura serão implantados até o fim de 2009, e os 60 restantes até 2010. O objetivo dos 150 novos Pontos de Cultura é possibilitar que comunidades de difícil acesso recebam recursos do Governo Federal para potencializar suas atividades, valorizando a diversidade cultural brasileira.
Diferente do processo que vem sendo adotado pelo MinC, de seleção dos Pontos de Cultura por meio de edital público hoje já são mais de 2 mil apoiados no país, sendo 33 em comunidades indígenas as comunidades discutirão de que forma serão implantados os Pontos de Cultura Indígenas. Para a primeira etapa, a FUNAI firmou um termo de parceria com a Associação Cultura e Meio Ambiente (ACMA) Rede Povos da Floresta, para reunir e capacitar as comunidades indígenas dos cinco estados beneficiados. Os 30 Pontos de Cultura serão divididos em três pólos: Alto Rio Juruá (Marechal Thaumaturgo AC), Alto e Médio Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira - AM) e Escola dos Professores Indígenas (Rio Branco - AC). As primeiras atividades serão as Rodas de Conversa, principal estratégia da Rede Povos da Floresta para mobilizar, apresentar e validar as iniciativas pensadas junto às lideranças indígenas envolvidas.
Após as Rodas de Conversa, os Pontos de Cultura serão implantados nas comunidades, com a adequação dos espaços físicos e instalação dos equipamentos e do sistema de conexão via satélite, apoiados pelo Ministério das Comunicações, através do programa Gesac, onde cada comunidade receberá um kit multimídia.
Em seguida, haverá a fase de capacitação para inclusão digital e audiovisual, a ser realizada com a parceria do Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias, de Olinda. A última etapa consiste na socialização dos produtos culturais entre os envolvidos e realização de encontros entre os Pontos de Cultura, o que permitirá a articulação de uma rede social indígena.
De acordo com o secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula, "os equipamentos que compõem o kit multimídia reforçam a tradição oral, a produção de conteúdo e a participação das comunidades na Rede Povos da Floresta, na rede de Pontos de Cultura e na rede de apoio ao Prêmio Culturas Indígenas".
Além do ministro Juca Ferreira e o presidente da Funai, Márcio Meira, o evento contará com a participação do secretário de Programas e Projetos Culturais, Célio Turino, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, gerente de Articulação e Integração da secretaria de Articulação Institucional, Maria Claudia Cabral, representante da Rede Povos da Floresta, Ailton Krenak, indígenas e Organizações indigenistas.
Composição do Kit Multimídia
Computador desktop com acesso à internet banda larga, leitor e gravador de DVD, monitor 17 polegadas, teclado, mouse, par de caixas de som e placa de vídeo para edição; servidor, placa de rede, cabos, conectores, no break, web cam, fone de ouvido com microfone, placa de captura de vídeo, material para montagem de rede e estabilizador; filmadora digital, câmera fotográfica digital, microfone supercardioide, bateria para filmadora, fone de ouvido e fita minidv; kits de painel fotovoltaico, bateria, controlador de carga, módulo solar e inversor de voltagem de 12vcc para 110 V.
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