Sábado, 1 de junho de 2013 - 06h33
Vamos juntos curtir mais essa edição do quarto Festival de Cinema Curta Amazônia com sessões gratuitas. Começa pela manhã do dia 3 de junho no Teatro Banzeiros em Porto Velho com exibições de filmes da Mostra Paralela de Animação e alguns filmes de ficção, documentário, experimental produzidos nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima, filmes que fazem parte da Mostra “Amazônia é Nossa” (manhã e tarde).
A partir das 19 horas o público que for chegando ao Teatro Banzeiros poderá degustar do Refrigerante Tupi e uma boa música regional, captaneada pelo cantor e compositor Dudy Oliveira que já teve expressiva participação em diversos festivais e concursos de músicas em Porto Velho. Apreciar as obras e carrancas da artista plástica Lu Silva e quadros do artista plástico Eliardo Lima.
Depois da sessão de abertura oficial do Festival, haverá na Mostra Competitiva o clipe dos Racionais MCs que abre a sessão de clipes e filmes na noite de segunda feira no Teatro Banzeiros. O clipe traz uma forte mensagem do ativista Carlos Marighella, cuja mensagem precisa ser anunciada. Com essa intenção, um grupo revolucionário invade a Rádio Nacional em meados dos anos 70, época em que vigorava a ditadura militar no Brasil. Prestes a completar 25 anos de carreira, os Racionais MCs retornam sua posição de relevância artística e contestação política com a música “Mil Faces de um Homem Leal”. Direção Daniel Grinspum, roteiro Nalu Beco e um elenco expressivo como Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock, KL Jay, entre outros.
O destaque regional nessa quarta edição do Curta Amazônia, são as produções amazonenses que tem melhorado sensivelmente, conseguiram emplacar na competição o clipe “Lamento de Raça”, de Ivan Perin e Izis Negreiros, clipe que registra as brincadeiras que aos poucos estão sendo esquecidas pelas crianças das grandes cidades e é um alerta para a preservação do meio ambiente.
Outro destaque amazonense é a produção “Terra dos meninos pelados”, de Izis Negreiros, curta-experimental, 2012, que trás o ator amazonense Sérgio Uchoa no papel de “Benito Veri”, que trabalha num escritório de direito no grande centro. Depois de mais um dia rotineiro ao passar pela banca de jornal, o título da revista“AMAZÔNIA” chama atenção dele. A cada virada de página, “Benito Veri” desconecta-se do mundo virtual sendo arremetido a velhas recordações da infância vivida, adormecida e esquecida no interior do Amazonas.
Ainda no Amazonas, em destaque à produção de curtas de Animação, citamos o filme “Tá frito!, de Daniel Batista, Tiago Maia, Yasmin Rodrigues, com finalização em 2013 o curta conta a história em animação do Pacu e Jaraqui que são as espécies de peixes regionais da Amazônia, mais presente na vida do ribeirinho. Mas o que acontece quando essas criaturas de personalidades tão diferentes se encontram no fundo do rio?
Uma importante produção vinda do Piauí inédita e finalizada em 2013, é o curta-documentário “Cacuriá”, de César Crispim, apresenta os últimos lapsos de memória de Almerice da Silva Santos, compositora e cantora brasileira. Nasceu, viveu e morreu na cidade de São Luís do Maranhão, mais conhecida como Dona Tetê. Detém o título honorável de dama da cultura popular maranhense. Um mergulho na mente, voz e olhar de alguém que durante décadas atravessou corpos e conduziu a alegria de milhares de pessoas com sua energia. Um símbolo, um ícone.
No dia 3 de junho, destacamos ainda outras produções cinematográficas vinda do Rio Grande do Sul o curta-animação “A última noite dançante”, de Lisandro Santos; curta-animação da Bahia “Por Ela” de Rafael Jardim; ficção-média “O tesouro do Morro da Igreja” de Santa Catarina; e o doc-longa “A batalha do passinho” de Emílio Domingos do Rio de Janeiro.
A realização dessa quarta edição tem o patrocínio máster da Funcultural de Porto Velho, do Refrigerante Tupi, patrocínio cultural do Sesc Rondônia, Sedam e Secel do Governo de Rondônia, Sema de Porto Velho, apoio cultural da Semed, Teatro Banzeiros, Péreas Restaurante e das Deputadas Estaduais Ana da 8 e Epifânia Barbosa.
Vamos lá galera, vamos curtir os filmes brasileiros produzidos por cineastas e produtores independentes desse imenso País, o público presente poderá escolher o seu filme favorito durante o Festival na Mostra Competitiva que acontece nos dias 3, 4 e 5 no Teatro Banzeiros e 6 de junho no Instituto Carmela Dutra no período noturno.4° Curta Amazônia produzido e feito com carinho prá você!
Fonte: Ascom
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena
Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab