Domingo, 23 de junho de 2013 - 06h22
Aproveitando os festejos juninos e o aniversário de 50 anos do ator, diretor e produtor cultural Chicão Santos, o grupo O Imaginário montou uma programação repleta de atividades culturais em sua sede, o Tapiri, e também na Arena Madeira Mamoré. “A Poética & a Cena no Tapiri” começa neste sábado, dia 22, às 20h, com a apresentação in process da montagem Beckett – Não Há Muita Coisa Para Falar, cujo texto é do escritor amazonense Jorge Bandeira. O trabalho tem a atuação de Mahmoud Baydon e direção de Chicão Santos.
No domingo (23) o Tapiri recebe o espetáculo Tabule: Uma Tragicomédia Árabe, da Cia. Peripécias, com participação de Thallisson Lopes. Zahara, vivida pelo ator Junior Lopes, é a protagonista, que desde cedo reconhece todo o preconceito e desigualdade que existe em ser mulher e deseja ativamente que essa injustiça seja corrigida. Durante o velório do marido Salim, Zahara conta aos seus convidados a sua trajetória cheia de momentos alegres e tristes, enquanto serve o seu saboroso tabule.
Recém saída de uma temporada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a peça Lete, da Beradeira Companhia de Teatro tem direção de Rodrigo Vrech e também fará parte da programação na segunda-feira (24). No enredo é contada a transformação social e cultural de uma cidade fictícia, inspirada em Porto Velho, com a instalação de uma usina hidrelétrica.
Na quarta-feira (26), o aniversário de Chicão Santos será comemorado com uma apresentação da peça A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, que estreou ano passado durante o V Festival Amazônia Encena na Rua e já esteve em temporada na Praça das Caixas D’água. O espetáculo traz fragmentos da história dos milhares de trabalhadores de várias nacionalidades que aqui viveram e morreram pela construção da “Ferrovia do Diabo”.
Compõe ainda a programação uma conversa com diretores cênicos de Porto Velho, na quinta (27), a partir das 20h no Tapiri. A idéia é propiciar um espaço de interação entre os diretores, atores e estudantes de teatro, sobre a arte, a profissão e as experiências adquiridas no fazer teatral.
Encerrando a semana cultural, no sábado (29) O Imaginário realiza o II Tapiri na Roça, festa junina em comemoração a São Pedro, com comidas típicas, fogueiras e quadrilha, a partir das 18h. Toda a programação tem entrada franca e mais detalhes podem ser observados no site www.oimaginarioro.com.br.
Vale ressaltar que Chicão é diretor do Grupo O Imaginário e produtor do Festival Amazônia Encena na Rua, cuja sexta edição acontece este ano, de 23 a 28 de julho. Nascido no Espírito Santo, Chicão veio para Rondônia em 1976, onde atuou por vários anos em grupos de teatro em Cacoal, e posteriormente se mudou para Porto Velho, fundando o grupo O Imaginário em 2005. Em seus trabalhos, costuma abordar aspectos relativos à oralidade, memórias e narrativas dentro da construção das cenas, com temas relacionados ao imaginário popular amazônico e a história da região.
Serviço: A Poética & a Cena no Tapiri – Programação Cultural
Quando: de 22 a 29 de junho de 2013
Onde: Tapiri - Rua Franklin Tavares nº 1349, Bairro Pedrinhas, e Arena Madeira Mamoré - Complexo da E.F.M.M.
Fonte: Tapiri - O Imaginário
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena
Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab