Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos de Vilhena participam de oficina gratuita de produção audiovisual

Jovens da rede pública de Vilhena mergulham no universo do cinema em oficina gratuita que ensina roteiro, produção e edição de vídeos.


Foto: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Foto: Washington Kuipers

Em Vilhena (RO), 27 estudantes da rede pública de ensino estão explorando o universo do audiovisual por meio da formação gratuita “Olhares da Amazônia: Oficina de Produção Audiovisual”. Realizada neste mês de março, a iniciativa oferece uma imersão prática nas principais etapas da produção de vídeos, desde a elaboração de roteiros até a edição final.

O projeto é coordenado pelo produtor cultural Marcio Guilhermon e tem como objetivo incentivar a criatividade dos participantes, além de estimular a produção de narrativas que valorizem a identidade e cultura local. “A oficina vai além do ensino técnico. Queremos despertar nos jovens o desejo de contar histórias autênticas e significativas, conectadas com nossa realidade”, destaca Guilhermon.

Como resultado do aprendizado, os alunos estão produzindo cinco mini documentários, que serão exibidos em uma sessão especial aberta ao público. A exibição permitirá que familiares, amigos e a comunidade conheçam e reconheçam o trabalho desenvolvido. “Essa mostra é um momento de celebração, onde os participantes poderão compartilhar suas produções e sentir o impacto do que criaram”, enfatiza o coordenador.

Para o estudante André Lima, que está produzindo um documentário sobre a vida escolar de alunos autistas e com epilepsia, a oficina representa uma oportunidade única para expressar suas ideias. “Sempre quis contar histórias que façam as pessoas refletirem. Agora, estou aprendendo a transformar essa vontade em algo concreto”, afirma.

Alunos de Vilhena participam de oficina gratuita de produção audiovisual - Gente de Opinião

A oficina é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV). A iniciativa reforça o papel do audiovisual como ferramenta de expressão e inclusão, capacitando jovens para futuras oportunidades no setor criativo. “Parabéns a todos os participantes e aos profissionais envolvidos nesse projeto tão transformador”, conclui Marcio Guilhermon.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival Rondônia de Música abre inscrições complementares

Festival Rondônia de Música abre inscrições complementares

Com premiação de R$ 7.000,00 para a melhor composição e para a melhor interpretação, o Festival Rondônia de Música (Rondofest) abriu no último sábad

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realiza oficina de produção de vídeo documentário em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realiza oficina de produção de vídeo documentário em RO

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica está promovendo, entre março e abril de 2025, a oficina "Vídeo Amazônico: Contando Histórias

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)