Terça-feira, 4 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artesãos, Associações de Catadores e Cooperativas debatem melhorias para a Economia Solidária


Estiveram reunidos ontem, terça-feira, 17, na sala Guaporé do Teatro Banzeiros, artesãos de biojóias, tecelagem, tricô, crochê, madeiras, pinturas, arranjo de flores, sementes e biscuit, representantes de associações de catadores e cooperativas e da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) para debater sobre a Economia Solidária, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda através de uma proposta diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir o ambiente.

Segundo Fábio Macedo, diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico, a Lei 1628 de 27 de outubro de 2005, deixa algumas situações em aberto e desta reunião sairão propostas para a melhoria das condições de trabalho dos que participam da Economia Solidária. “Vamos apresentar propostas para uma atuação coletiva e para que a Lei fique mais clara. Ela está aberta, quando os artesãos e catadores começaram a atuar, houve problemas quanto a utilização dos espaços públicos e equipamentos maquinários, além da produção e comercialização coletiva. Convidamos também para esta reunião a Coordenadoria de Postura e também a Procuradoria Geral do Município”, explica Fábio.

Andréa Mendes do Fórum Nacional de Economia Solidária, fala que a participação no evento é para acrescentar experiências obtidas em regulamentação de Leis de outros estados. “Porto Velho já trabalha com Economia Solidária há seis anos, e a prefeitura de Porto Velho vem realizando atividades que melhoram as condições de trabalho de todos. Então esta articulação que fazemos é no intuito garantir a real contribuição desta lei. Estamos trabalhando a aprovação da Lei Nacional de Economia Solidária, cuja a de Porto Velho contribuiu para a elaboração Federal”, frisou.

Ricardo Luiz Menezes trabalha há 40 anos como artesão e acredita que agora terá mais espaço e auxilio para trabalhar. “Estamos buscando melhorias e acredito que teremos um auxílio maior depois desta regulamentação”, afirma. Para Geraldo Gonzaga de Lima, catador há oito anos, a Lei será um amparo. “Ela dará maior visibilidade, pois ajudará a reconhecer o trabalhador de economia solidária”, disse.

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, presente na reunião, conta que a parceria com a Semdestur vem desde a primeira cooperativa só de mulheres do município, a UniArte, e que graças a economia solidária mulheres tem renda garantida, através de exposição em praças e no Shopping Popular. “Nesta quinta-feira estaremos na comunidade de São Sebastião, do outro lado do Rio madeira, vendendo e mostrando o artesanato das mulheres”, comenta.

A ECOSOL é uma feira itinerante, atualmente, expõe seus produtos à venda nos dias de sexta e sábado na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)