Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artesãos representam Rondônia na 34ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura


Estande do artesanato rondoniense, em Belo Horizonte - Gente de Opinião
Estande do artesanato rondoniense, em Belo Horizonte

Artesãos de Rondônia representaram o Estado em Belo Horizonte na 34ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura, que se tornou o epicentro da arte e cultura nacional. O evento, que se destacou como uma das maiores Feiras de artesanato da América Latina, apresentou o talento e a autenticidade dos artesãos de Rondônia.

A programação da feira atraiu os visitantes, com oficinas, exposições, rodas de conversa e shows. Ao longo dos cinco dias do evento, que ocorreu de 6 a 10 de dezembro.

Peças de seis artesãos de Rondônia representaram o Estado em Exposição Nacional

O principal objetivo da exposição foi promover o artesanato local de Rondônia, um estado cujas tradições e técnicas ancestrais foram representadas através das mãos habilidosas de seus artesãos. O evento teve a participação de mais de 1000 artesãos de diferentes partes do Brasil. Desse contingente, Rondônia teve a sua essência expressa por meio do trabalho minucioso de seis artesãos, selecionados através de um edital realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a  Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Uma das artesãs de Porto Velho, Hadassa Oliveira, destacou que a cultura de Rondônia tem sido fortalecida, “Temos artesãos que têm trabalhado nos bastidores, dedicando-se ao máximo. Participar dessa Feira foi um momento especial para nós,” comemorou.

Segundo o Secretário da Sejucel, Junior Lopes, o evento foi uma oportunidade de valorizar não apenas o talento, mas também a tradição e a cultura que estão entrelaçadas no artesanato do estado. “O trabalho dos artesãos foi reconhecido e apreciado por um público nacional e internacional,” destacou.

A Feira, além de ter sido um espaço de negócios, foi uma vitrine para o talento dos artesãos de Rondônia, que tiveram a oportunidade de mostrar ao Brasil a essência de sua arte.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)