Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Bado lança DVD ‘Mundos 50 anos’ com show musical No Quintal em Guajará-Mirim


Bado lança DVD ‘Mundos 50 anos’ com show musical No Quintal em Guajará-Mirim - Gente de Opinião 

O cantor, compositor e instrumentista, Bado, realiza no próximo dia 22 de julho (sexta feira) no Museu Histórico Municipal em Guajará Mirim o show musical “No quintal”,  com início previsto para ás 20 horas com entrada gratuita.  Durante o show no quintal, Bado lançará seu novo DVD “Mundos 50 anos – Bado e amigos” e conta ainda com a participação de vários artistas e músicos locais como: Trio Padiema, Marcos Biesek, Sandro Menacho, Julio Yriarte. O Show Musical no quintal será realizado dentro da programação do 3º Festival de Musica Amazônica, realizado pela Secretaria de Cultura do Município de Guajará Mirim.

O Show musical No Quintal aporta-se num lugar, onde os mitos e costumes compõem as histórias fincadas no barranco do tempo e do espaço de um povo que vive a cultivar os valores culturais contidos no quintal da Amazônia, misturando no universo das canções o ritmo, a prosa e a poesia, revelando os mistérios da terra que habita todos os sons e tons de um lugar onde a lamparina acende o pavio da vida no mundo da arte e da música.

No quintal aproxima através da musica e da poesia o universo do compositor recolhido às lembranças de mundos vividos na infância. Num lugar por onde a flora concreta fez sua morada abrigando no terreiro da floresta a seiva da selva que sob horizontes e fronteiras  invoca o som de passarada para unir num só canto a voz daraça humana mana manauara que spalla natureza  e  outras canções de um tempo que ficou p’ra trás mas que ainda vive na memória dos meninos no quintal do maneirismo caboclo e beiradeiro de uma gente que canta o florescer da vida na primavera.   

O projeto No quintal apresenta mais um roteiro musical, misturando composições autorais do musico e compositor Bado com outros parceiros locais e da região, visando além do intercâmbio cultural, difundir a linguagem musical produzida no universo sonoro amazônico.

O show No quintalé composto pelos músicos: Bado (voz e violões); Mauro Araújo (teclado); Junior Lopes (Bateria); David (sax e flautas); Ronald Vasconcelos (guitarra) e Paulo Araújo (Baixo). O show esta sob a produção executiva de Benedita Nascimento, direção musical de Mauro Araujo e Rolnald Vasconcelos, o cenário de Ismael Barreto, tendo como arte finalista, Edilson Ximenes (Bola).

Esta produção conta com o apoio cultural do Banco da Amazônia (Governo Federal), SEJUCEL (Governo do Estado), Secretaria Municipal de Cultura de Guajará Mirim e SINTEL.

Histórico - DVD Mundos 50 anos: Bado e amigos

O DVD “Mundos 50 anos: Bado e Amigos” registrou o encontro de amigos com o músico e compositor Bado, no Show Musical Mundos 50 anos: Bado e amigos, realizado no ano de 2014 no Teatro Um do SESC, num show que uniu arte, poesia e música, num mosaico sonoro, que representou um tempo na sua história de vida e na sua trajetória artística, marcada pelo conjunto de sua obra no universo regional da Música Popular Brasileira.

O DVD Mundos 50 anos: Bado e Amigos, revela ainda o canto e a música na cultura amazônica, celebrando com o seu povo, os artistas e a cidade, a sua história e trajetória musical fincadas no porto das esperanças trilhando caminhos que vai do rio ao canto de mundos, encontrando na diversidade cultural a criação e a linguagem musical que se compõe pela harmonia e acordes do seu violão habitando na história o tempo, a memória e o ritmo que conduz o palco da música e da vida de Bado com histórias p’ra contar e cantar.

Bado lança DVD ‘Mundos 50 anos’ com show musical No Quintal em Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Músico e compositor

BADO, músico, instrumentista e compositor, artista portovelhense, nascido em 1964 em Rondônia, revela-se com traços peculiares à sua história e trajetória musical, numa mistura de musicalidade amazônica, com sons e ritmos regionais e universais. Sua obra musical se expande com participações artísticas e experiências de criação musical produzidas por encomendas para o teatro, cinema, shows e documentários. Com participação cultural desde os anos 80, a exemplo do Projeto “Grito de Cantadores” e outros, na década de 90, seu universo musical se projeta na difusão da música local com experiências em vários projetos de âmbito nacional, levando a música amazônica, para festivais e mostras musicais fora do estado, como: FEMUCIC (Maringá, PR); Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte-MG); Teatro Amazonas (Manaus/AM) e Espaço SEBRAE –Brasília/DF; Projeto “Rio Brasil”, Sala Cecília Meireles e Museu da Imagem do Som(Rio de Janeiro), resultando na gravação do disco Porto das Esperanças. Em 1995, Bado participa da gravação coletiva do disco “Amazônia em Canto”. Em 2000/2001 foi selecionado pelo Projeto “RUMOS” Itatú Cultural e passa a integrar a Cartografia Musical Brasileira. No ano seguinte se apresenta em Belém(PA) no Quinta Cultural do Banco da Amazônia e no Rio de Janeiro pelo Projeto “Cantorias Amazônica”. Em 2005, grava seu primeiro disco solo intitulado “Aldeia de Sons” e participa pela FUNARTE do projeto “Pixinguinha” em 8 (oito) cidades do sul e sudeste do Brasil. Bado, participa ainda do Show Gente da mesma Floresta, realizado em São Paulo em abril de 2006, com gravação ao vivo em DVD. Em 2010 Bado é convidado pelo Festcine Amazônia(FESTCine), para participar da mostra Itinerante de Artes Integradas com Cinema, Circo e Música na América Latina, envolvendo Brasil, Peru e Bolívia, com apresentações em mais de dez cidades e participa  do DVD Horizonte de Fronteiras, um documentário sobre cultura e religiosidade nos países de fronteiras Amazônica. Em 2014, Bado apresentou o Show “No Quintal” em 10 Estados da região Norte, no Projeto SescAmazônia das Artes(SESC-RO).  Em 2016, numa releitura musical, Bado apresenta o Show no quintal com o lançamento do DVD Mundos 50 anos: Bado e Amigos com patrocínio cultural do Banco da Amazônia. Atualmente, continua difundindo seu trabalho, buscando consolidar na diversidade cultural da região uma identidade musical amazônica, com vetor interativo e universalizante de todas as raças, sons e tons.

Bado lança DVD ‘Mundos 50 anos’ com show musical No Quintal em Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Credito das imagens: Ronaldo Nina

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)