Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

“Bloco anuncia programação oficial que conta com três eventos extras”


Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025 - Gente de Opinião

No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento, que contou com a presença de patrocinadores e parceiros, autoridades e imprensa marcou o início da programação para o desfile que, como de costume, acontecerá no sábado de Carnaval. 

Siça Andrade, presidente da BVQQ, falou sobre a importância do local, um espaço que preserva a história do bloco e, principalmente, a memória de seu pai, Manoel Mendonça, o general "Manelão". "A Banda está consolidada como o maior movimento cultural do estado de Rondônia e da Amazônia. Ela é de todo mundo, não tem dono, é do povo e é para o povo que fazemos esse evento", afirmou. 

Siça também compartilhou a expectativa para o desfile de 2025. "Fico muito feliz e emocionada em dizer que mais uma vez estaremos na avenida e está pronta para o dia 1º de março. Nestes 45 anos, teremos comemorações especiais, com eventos inéditos na história da Banda". 

NOVIDADES ANUNCIADAS  

Aos convidados, a presidente anunciou três eventos especiais, sendo eles: Esquenta da Banda (quinta-feira, 27 de fevereiro), Bailinho Banda Kids (domingo, 2 de março) e After da Banda (segunda-feira, 3 de março). Este último será um evento inédito e ambos acontecerão no Porto Velho Shopping. Como de costume, o acesso será gratuito aos foliões, bastando retirar o ingresso no aplicativo do shopping. 

PARCERIAS QUE FOMENTAM A CULTURA  

Para celebrar a cultura e a tradição e fortalecer ainda mais a folia na capital rondoniense, a parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), e o Porto Velho Shopping (PVS) foi reafirmada com a BVQQ. O Poder Executivo e o empreendimento comercial e de entretenimento se unem para o fortalecimento da cultura regional. 

O superintendente do PVS, Cássio Mendonça, expressou sua alegria em fazer parte desse projeto que, na opinião dele, encanta e impressiona a todos. “Me impressionei que na região Norte tem um carnaval tão forte como é aqui na capital. E são vocês que carregam essa bandeira e fazem essa diferença. Então eu quero, desde já, também deixar o convite aqui para todos que a banda vai estar no Porto Velho Shopping com três eventos este ano. E quero estar todos os anos conectado com a banda. Esse projeto é muito importante para o nosso pilar”, falou Mendonça. 

Já o presidente da Funcultural, Antônio Alves Ferreira, também marcou presença no evento, ressaltando a importância de celebrar o Carnaval com alegria e segurança. “Com muita alegria que a gente entra nesse espaço e sente Manelão vivo no meio da gente. É vibrante entrar aqui, expressa a alegria. E, quando expressa a alegria, expressa a cultura. Estamos aqui a saudar este belo carnaval, saudar a banda e desejar que seja cada vez mais forte o carnaval em Porto Velho e que expresse alegria”, contribuiu. 

CONTRIBUIÇÕES DA VEREANÇA  

Na ocasião, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) confirmou que fez a destinação de um recurso para a banda, no valor de R$ 450 mil, que será gerido pela Funcultural. “Então, eu fico muito feliz hoje, que eu, como vereador do município de Porto Velho, poder estar ajudando a banda enquanto eu tiver mandato, se eu tiver vida, se eu tiver saúde, se eu for jornalista, eu estarei aqui com a banda. Desejo um bom Carnaval 2025 e que esse Carnaval seja de muito sucesso. Um abraço a todos”, expressou. 

“Parabéns, Siça, por estar levando o legado de seu pai, com essa festa linda e maravilhosa. No Carnaval de Porto Velho, todo mundo só espera pela BVQQ, que é o tchan, o maior bloco da nossa Amazônia. Vai dar tudo certo e será uma festa como sempre, e estamos aguardando a contagem regressiva”, expôs o vereador Márcio Pacele (Republicanos). 

COMPROMISSO 

“São 45 anos de tradição, história e vida no estado de Rondônia. Considerado hoje o maior bloco da Amazônia, a BVQQ atrai foliões de todo o Brasil e do mundo. Essa é a nossa banda, esse é o nosso patrimônio cultural do estado de Rondônia e do município de Porto Velho”, concluiu Siça Andrade. 

VENDAS DE ABADÁ

O abadá da Banda, a única fonte de recursos, está sendo vendido por R$ 100 (2º lote), em horário comercial na sede do bloco (Av. Joaquim Nabuco, 2368 – Centro), nas empresas Nasapan Festas e Nova Era Supermercados (todas as unidades). O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, cartão de crédito/débito ou PIX. 

PATROCINADORES  

·       Brahma

·       O Boticário

·       MAC Dubas Lanches

·       OuMais Energy Drink

·       Água Mineral Kaiary

·       Versátil Comunicação Visual

·       R1 Eventos

·       Brasil Digital

·       Gran Sapore Gourmet

·       J Instaladora 3M

·       Fortaleza do Camarão

·       Nova Era Supermercados

.       Tendas Silva

.       Nasapan

.       Quintal do Madeira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terç

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

A ideia foi registrar a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato, duas entidades que caminharam par e

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)