Quinta-feira, 24 de maio de 2007 - 09h50
As festividades serão coordenadas pelo governo estadual e prefeitura de Porto Velho
Sílvio Santos
Sob a coordenação da Secel, o governo estadual reuniu na manhã de ontem no palácio Presidente Vargas representantes de vários setores do governo estadual e municipal, para apresentar a minuta da programação que será desenvolvida em comemoração ao Centenário do Início da Construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja data é dia 4 de julho. O evento vai acontecer sob a coordenação do governo estadual em parceria com a prefeitura de Porto Velho, no pátio em volta da rotunda aproveitando o galpão da oficina. A reunião contou com a participação de representantes do GRPU, Casa Civil. Seduc, Semed, Iaripuna, Uveron, Setur, Iphan, Amigos da Madeira-Mamoré e Cerimonial do Governo Estadual. De antemão ficou decidido que no dia 4 de julho acontece um Ato Cívico com inicio às 8h com execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da Polícia Militar, Hino Céus de Rondônia, Hino da Madeira-Mamoré, Hino do Município de Porto Velho; apresentação do Coral de Violinos da Casa Cultural Thomas Jefferson, Exibição de Vídeo e Homenagem aos ex-ferroviários, ex-maquinistas e viúvas dos ferroviários).
A comissão também aprovou a Comenda "Cravo de Prata" que será entregue aos homenageados.
Na Casa da Cultura Ivan Marrocos serão montadas exposições de Artes plásticas, Fotografia, Literatura, Filatelia e Exposição do 5º BEC.
Por sugestão do presidente da Fundação Iaripuna, após o ato cívico, a coordenação passa a desenvolver atividades culturais que devem se estender até o dia 4 de julho de 2008 "será o ano do centenário da Madeira-Mamoré".
Ao final da reunião, a primeira-dama do Estado Ivone Cassol falou da importância do evento, garantindo que o governador não medirá esforços para que a programação alcance os objetivos almejados.
Não Fuja da Coruja: obra infanto-juvenil será lançada em Porto Velho
Não Fuja da Coruja é um livro infanto-juvenil com texto do professor, poeta e escritor Miguel Nenevé, que tem a ilustração do artista plástico Flávi
Parceria : AJEB Rondônia e ICEAL selam parceria promovendo a Literatura Rondoniense
A Convite da escritora Marcia Pini, Coordenadora do Instituto André Luiz, e da Sandra Nogueira, Gestora Escolar da Escola Municipal Auta de Souza, f
O ritmo pulsante dos tambores, as coreografias cheias de energia e as histórias narradas em cada movimento marcaram o espetáculo de dança "Maculelê:
Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia
Membros da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) participaram ativamente do 1º F