Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 18h03
Contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014, a Companhia de Artes Fiasco estreará, no mês de abril, o espetáculo “A Ópera do Beradeiro”, na cidade de Porto Velho e garimpos do Estado.
A montagem é o resultado do projeto homônimo que propõe estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia cabocla/indígena a partir da “Lenda da Iara” e como essa mitologia serve para justificar assassinatos acompanhados de desovas de corpos de homens seringueiros, garimpeiros e pescadores em comunidades ribeirinhas.
O trabalho permite criar o diálogo entre esse universo e a estética do teatro contemporâneo produzindo assim a partir de relatos reais uma encenação singular no intuito de produzir um painel sobre o assunto. Com Direção de Fabiano Barros, texto de Francis Madson e interpretação de Cláudio Zarco e Rafael Barros, o “espectador’ é convidado a dividir um espaço hiper-realista com dois personagens que residem em uma draga e sobrevivem garimpando.
Todo o espetáculo acontece durante a estadia de um único espectador que ocupa o terceiro papel dentro do espetáculo. “De onde você é?”, “É da policia Federal?”, “Tem alguma doença?”. São as primeiras perguntas que o espectador responde até ser inserido por inteiro em uma trama que traz à tona uma realidade decadente em prol dá sobrevivência. Hora pai e filho, outra homem e mulher. Esses são os arquétipos que constroem a relação de dois garimpeiros que vivem de trapaças e assassinatos cometidos pela conquista do ouro e encobertos pela lenda da Iara.
A Cia de artes Fiasco vem desenvolvendo há quinze anos um trabalho de pesquisa e imersão na realidade amazônica sob vários aspectos. Seus últimos trabalhos foram “As nove Luas” e “D’água e Lama” o grupo levou a cena a humanização da lenda do boto e o cotidiano das pessoas que vivem na beira do rio nominados Ribeirinhos.
O principal objetivo do projeto é trazer ao conhecimento do grande público essa realidade e seus paralelos que despertam fetiches na forma de olhar a Amazônia.
Programação
Dia 02 de abril às 20h – Garimpo Belmont.
Dia 03 de abril às 20h – Garimpo Paredão.
Dia 10 de abril às 20h – Garimpo Imbaúba.
De 11 a 17 de abril às 20h – Porto Velho.
Entrada: gratuita
Indicação: 18 anos
Obs.: Para participar do espetáculo o interessado terá que envia seu nome completo e idade para o número do WhatsApp: 69 9323-8686.
Ficha Técnica
Realização: Cia de Artes Fiasco
Elenco: Cláudio Zarco e Rafael Barros
Direção: Fabiano Barros
Dramaturgia: Francis Madson
Colaboração Dramatúrgica: Cláudio Zarco, Fabiano Barros e Rafael Barros
Música: Francis Madson
Cenografia: Fiasco
Figurino: Fiasco
Vídeo Documental: Michele Saraiva
Foto: Marcela Bonfim
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa