Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CINEAMAZÔNIA: A ESCOLA VAI AO CINEMA


Dentro de sua proposta de levar o cinema ao maior número de pessoas de Rondônia, o CINEAMAZÔNIA – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, fechou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação com o projeto A Escola Vai ao Cinema.

De acordo com a Secretaria de Educação, Epifânia Barbosa, o projeto A Escola Vai ao Cinema "possibilitou a inclusão de alunos e professores de 10 escolas municipais, que começam a assistir a exibição dos trabalhos do acervo do CINEAMAZÔNIA, democratizando o acesso a produção de curta metragem produzidos no Brasil".

As escolas municipais participaram do projeto A Escola Vai ao Cinema foram a Rio Guaporé, Antonio Ferreira, Rio Madeira, Estela Compasso, Saul Bennesby, Manoel Aparício, Francisco Erse (Padrão), Pingo de Gente, São Pedro e Darcy Ribeiro.

Com seu início na segunda-feira, 31, a programação do A Escola Vai ao Cinema prosseguiu até sexta, 04 de agosto, com a exibição dos melhores trabalhos que participaram das últimas edições do CINEAMAZÕNIA e de um vídeo institucional sobre o projeto Piatam Oeste, parceiro da IV Edição do CINEAMAZÔNIA, que ocorre de 15 a 19 de novembro de 2006.

O projeto Piatam Oeste, é um projeto de pesquisa sócio-ambiental que reunirá pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e outras instituições da Amazônia Ocidental para monitorar as atividades da indústria do petróleo e gás nos estados de Rondônia e Acre. O novo projeto pretende atuar também na promoção de informações em ciências naturais e sociais, modelagem ambiental, nanotecnologia, robótica e biologia molecular.

Inscrições - Abertas no início de junho, as inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA estão sendo feitas até o dia 31 de agosto, e podem ser efetuadas com trabalhos em filmes – 35 ou 16 mm – e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.

Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações – regulamento, premiação e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço www.cineamazonia.com .

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)