Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CineOca reestreia programação com mostra francesa


Filmes franceses recentes e música também originária do país europeu interpretada por músicos de Porto Velho marcam a programação de estreia do CineOca 2013, uma parceria do cineclube com o Sesc de Porto Velho. Os filmes serão exibidos gratuitamente nos dias 4, 5 e 6 de abril, no Cinesec, sempre as 19h30. No sábado, no encerramento da mostra as cantoras líricas  Wilka Leles, Aline Heidrich e o músico Mauro Araújo farão uma apresentação com canções francesas, coroando a programação em grande estilo.

A interação cinema com outras artes é também uma proposta cineclubista, que procura compartilhar a experiência cinematográfica, refletindo sobre a linguagem, temática, proposta e as repercussões da obra. “Cada expectador tem sua visão de acordo com sua vivência, bagagem cultural, mas quando debatemos ampliamos nossas percepções sobre o filme”, lembra Simone Norberto, presidente do CineOca.

O Cineclube, fundado em 2005, tem uma trajetória de contribuição cultural para com o público de Porto Velho, sem oportunidade de acesso a produções alternativas, de qualidade, de diferentes nacionalidades, regionais, nacionais, com temáticas que contribuam para a consciência social. “Cineclubismo é a organização do próprio público, que pode escolher o que quer ver, sem seguir as regras de mercado”, completou Michele Saraiva também cineclubista e responsável pela audiovisual do Sesc.

  

P r o g r a m a ç ã o

Os filmes escolhidos para a mostra de abertura do CineOca, são produções em longa metragens dos gêneros drama, comédia e romance de diferentes cineastas franceses. A exibição é gratuita e aberta à comunidade. Confira a sinopse dos filmes abaixo

  

Dia 4, quinta-feira, 19h30 - Coco Chanel & Igor Stravinsky:  

um filme francês de 2009, dirigido por Jan Kounen. Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur Boy Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia A Sagração da Primavera. Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo. 

Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de Boy, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos. Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras. 

Clique aqui para ver o trailer

 
 

Dia 5, sexta-feira, 19h30 – Minhas Tardes com Margueritte  

É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinquentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais. 

Clique aqui para ver o trailer

 
 

Dia 6, sábado, 19h30 – Stella 

1977, periferia de Paris. Stella (Léora Barbara) é uma jovem de 11 anos que vive com os pais. Recentemente ela foi admitida em uma famosa escola da cidade, onde conhece Gladys (Mélissa Rodriguez), filha de um judeu intelectual. Através desta amizade ela conhece um mundo novo, diferente de tudo o que conhecia até então.

 
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)