Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Circuito Rondon de Cultura é confirmado pelo Governo de Rondônia e já movimenta grupos folclóricos


Circuito Rondon de Cultura é confirmado pelo Governo de Rondônia e já movimenta grupos folclóricos - Gente de Opinião

A realização do Circuito Rondon de Cultura envolvendo agremiações folclóricas de Porto Velho ganhou forças após uma reunião para debater o tema, ocorrida na tarde desta quinta-feira, 13, no Palácio Rio Madeira. A proposta foi amplamente pontuada entre o Governo do Estado, por meio da Casa Civil; Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer; representantes das associações culturais, quadrilhas juninas e bois bumbás.

Presentes à reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; e a superintendente da Sejucel,  Camila Lima Ribeiro, esclareceram sobre o assunto, apresentando alternativa para a programação cultural deste ano, após o adiamento do Arraial Flor do Maracujá. Em comum acordo com os representantes dos grupos, ficou acertado que a realização do Flor do Maracujá será em junho de 2023 e que o evento passa a integrar o calendário cultural do Estado, formalizado por meio de decreto.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, destacou que a valorização da cultura e e medidas para que os grupos folclóricos possam fazer as apresentações foram determinadas pelo governador do Estado, Marcos Rocha, comprovando o reconhecimento do Estado que valoriza a cultura e suas raízes, e reconhece o valor da diversidade cultural na formação histórica.

Dessa forma, o secretário-chefe da Casa Civil levou as informações, orientando os representantes dos grupos folclóricos sobre a medida adotada. "Nosso objetivo nessa reunião foi apresentar uma solução imediata para que possamos desenvolver um evento cultural que atenda os mais variados tipos de manifestações artísticas e culturais e nós conseguimos, graças ao trabalho em conjunto entre Casa Civil, Sejucel e as Associações afins", finalizou Júnior Gonçalves.

O edital de credenciamento para o Circuito Rondon de Cultura com todos os requisitos para participação será publicado pela Sejucel nos próximos dias. Cada etapa do processo para a participação foi detalhada pela superintendente da Sejucel, Camila Lima Ribeiro.

A presidente da União Junina Portovelhense e do Grupo Rosas Divinas, Irenéia Leal acredita que a reunião apresentou um resultado positivo para as associações. "Esse Circuito foi uma ótima alternativa que nos foi apresentada, para conseguirmos realizar um evento cultural de qualidade, ainda este ano, e poder mostrar aos nossos brincantes e a toda população que a nossa cultura está viva e que sempre iremos lutar por ela", ressaltou.

Já o presidente da Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá Estrela de Fogo, Alex Moisés vê no Circuito Cultural, uma oportunidade de apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos. "Vamos fechar o ano de 2022 com essa oportunidade de mostrar o que preparamos durante todo este ano, para a população do nosso Estado", afirmou.


PROGRAMAÇÃO

O Circuito Rondon de Cultura acontece em novembro, alusivo ao Dia Nacional da Cultura - 5 de novembro. O lançamento oficial será no dia 21 de novembro, ocasião em que ocorrerá a  Premiação Tributo à Tereza de Benguela - homenagem a mulheres e homens negros em destaque na cultura rondoniense. 

Apresentações de diversos segmentos artísticos ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro; 2 e 3 de dezembro no Ginásio Cláudio Coutinho, apresentações de diversos segmentos artísticos. 

No dia 13 de dezembro, no Teatro Palácio das Artes será realizada a cerimônia de premiação "Troféu Jacamim da Costa Verde", premiação especial de destaques da cultura no ano 2022, assim como, entrega de títulos de Reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural aos detentores de manifestações culturais rondonienses, como: Arraial Flor do Maracujá; Banda do Vai quem Quer; Banda Furiosa da Polícia Militar; Roda de Capoeira Rondoniense; Espetáculo, O Homem de Nazaré; Festa do Divino Espírito Santo do Guaporé e a Marcha para Jesus.

A programação termina na data de 14 de dezembro, no Teatro Guaporé, com a exibição do filme "O Gigante" que retrata a história e trajetória de Marechal Rondon.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terç

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

A ideia foi registrar a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato, duas entidades que caminharam par e

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)