Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Concerto em Belém homenageia mães




Concerto em Belém homenageia mães e
beneficia jovens com formação musical

FRANSSINETE FLORENZANO (*)
contato@agenciaamazonia.com.br

BELÉM, PA – A contralto Gabriella Florenzano e o pianista Humberto Azulay farão concerto beneficente no domingo, 10, Dia das Mães, às 20 horas, na Capela de Santo Alexandre, em prol de doações de instrumentos e materiais para o Projeto Cururu e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, que atendem crianças e adolescentes carentes com educação musical e formação cidadã. O repertório terá peças de Bach, Mozart, Gustav Mahler, Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, e a participação especial de Vicente Malheiros da Fonseca ao piano e do Coro do Projeto Cururu, em versão teatral da Lenda do Boto, do Maestro Isoca.

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de Opinião
A contralto Gabriella Florenzano / DIV.O Projeto Cururu é uma ação social da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Belém, coordenada pelo Frei Juraci Stevan, com apoio técnico do Maestro Jonas Arraes e sua esposa Rosa Arraes. Ensina gratuitamente teoria musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, clarinete e dança a 140 crianças e adolescentes, integrados através dos Corais Infantil e Juvenil, Grupo de Flautas e Orquestra Jovem.

Promove freqüentes apresentações artísticas, culturais e religiosas e foi premiado em 2006 com o Top Social de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) nacional.

Para manutenção do projeto há necessidade, principalmente, de cordas para violino, viola, cello e contrabaixo acústico; breus, crinas, arcos e palhetas para clarinete; instrumentos de cordas da família dos violinos; sapatilhas e malhas de balé para faixa etária de 7 a 12 anos; cadernos de música; e quadro (lousa), preferencialmente de vidro, para uso com pincel próprio.

 Única premiada

A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, de Santarém (PA), idealizada e dirigida por José Agostinho da Fonseca Neto, o Maestro Tinho, criou e mantém a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, que já se apresentou em várias cidades da Amazônia, inclusive Belém, e em São Paulo, no Teatro SESC Pompéia e Theatro Municipal. É a única no Brasil (na época com formação e nome de “Banda Sinfônica Wilson Fonseca”), agraciada com o Prêmio Ministério da Cultura, denominado Prêmio Mário de Andrade, em 1998, por sua participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade.  

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de OpiniãoAlém de dois CDs (Sinfonia Amazônica), já gravou o DVD A Música e o Maestro – 95 anos. São também frutos do trabalho da Escola - e mantidos por ela - coral, banda do curso preparatório e grupos camerísticos. Orquestra e Escola são consideradas “Cartão de Visita Musical” e “Patrimônio Cultural” da Pérola do Tapajós.

A instituição precisa de instrumentos de sopro (flautins, flautas, oboés, clarinetes, saxofones e fagotes), de metais (trompetes, trompas, eufônios, trombones e tubas) e de percussão (pratos, caixas, bombos, xilofones, glokenspiels, vibrafones, marimbas, sinos, triângulos, tímpanos). Para  o Projeto Cordas e criar a primeira orquestra sinfônica do interior da Amazônia, depende de professores e do instrumental (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos de cordas). 

(*) Criou, dirige e edita, há 17 anos, o jornal Uruá-Tapera. É consultora da Assembléia Legislativa do Pará. Conheça o blog de Franssi. 

SERVIÇO

Maestro Jonas Arraes: jonasarraes@oi.com.br 
(91) 8866.8869 e (91) 3083.5968.
Maestro José Agostinho da Fonseca Neto (Tinho): tinhofonseca@gmail.com
 
(93) 3223-5770 e 9122-1767.

Pianista Humberto Azulay: betinhoazulay@hotmail.com Cantora lírica Gabriella Florenzano: gabi@uruatapera.com

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)