Terça-feira, 23 de outubro de 2007 - 14h13
Lesões dos tendões flexores da mão, Escoliose idiopática juvenil, Tendinoses de cotovelo e mão, Fisioterapia no pós-cirúrgico da artroplastia total de joelho e Ultra-som terapêutico nas lesões tendinosas são temas de palestras que serão ministradas nesta terça-feira, como parte da programação do I Congresso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e da IV Jornada de Fisioterapia da Faculdade São Lucas.
Na tarde desta segunda-feira, o fisioterapeuta Vinícius Gil, especialista em Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas (SP), destacou que o Brasil vive um momento importante para o fortalecimento da fisioterapia. Os pacientes estão cansados do tratamento baseado apenas em medicamentos, disse. Segundo Vinícius Gil, é importante que o profissional fisioterapeuta pense no preventivo e estabeleça o trabalho em grupo, com atividades multiprofissionais, como prioridade.
Vinícius Gil ministrou palestra sobre o tema Indicação de Órteses para a Correção Postural. Ele destacou como fundamental a utilização de órteses na reeducação da postura, principalmente na fase de crescimento do indivíduo. Gil ainda ministrou o tema Acupuntura na terapêutica da dor e no pós-cirúrgico de lesões ortopédicas. Simone Oliveira Nascimento fez abordagem estatística das intercorrências ortopédicas e traumatológicas. Segundo ela, o Núcleo de Fisioterapia da Policlínica Oswaldo Cruz registrou 9.300 atendimentos de janeiro a setembro deste ano, dos quais 44,7% são na área de recuperação funcional pós-cirúrgica. Na Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas são registrados, em média, 140 atendimentos diários, sendo 40% de recuperação pós-operatória e de 33% de lesões tendinosas. A fisioterapia tem o compromisso de propor meios para melhorias na saúde pública, acentuou. Ainda nesta segunda-feira, o fisioterapeuta Tiago Henrique Soares de Oliveira fez palestra sobre o tema Laser no processo de cicatrização de laceração parcial do tendão do manguito rotador.
Fonte: Chagas Pereira
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des