Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cultura de Paz na grade escolar de Porto Velho



Com o Teatro Banzeiros totalmente preenchido, por professores, gestores e pais de alunos, o prefeito Roberto Sobrinho e a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, abriram na manhã desta terça feira (14/06), o seminário de Lançamento do Programa de Educação para Paz nas Escolas. O evento se estende até a sexta feira (17/06) com a capacitação dos profissionais de educação que trabalham com alunos do primeiro ao terceiro ano. O Coral AABB na Comunidade que é formado por alunos da escola Elenilson Negreiros fez uma participação especial, entoando o hino municipal e na sequência uma canção sobre a paz.Cultura de Paz na grade escolar de Porto Velho - Gente de Opinião

De acordo com Fátima Ferreira, a iniciativa tem o objetivo de capacitar professores da rede pública para ensinar crianças a lidar com suas emoções dentro do Programa de Educação para a Paz nas Escolas, já implantado de forma exitosa em várias cidades do país. “O fundamental para trabalhar a cultura de paz é envolver as crianças mobilizando a comunidade através da educação, e os educadores tem um papel fundamental neste processo”, comentou.

O prefeito destacou que este programa vem para complementar as ações já em desenvolvimento pelo município. “Temos hoje mais de onze mil alunos sendo beneficiados com atividades esportivas e recreativas, por meio de programas como o Segundo Tempo. As crianças ocupam seu contraturno com atividades saudáveis. E isto tem contribuído de forma significativa para sua formação. O que acontece com as classes sociais mais elevadas, nas quais os filhos estudam num horário e no outro fazem aula de balé, inglês, ou algum esporte, hoje também é realidade para os alunos da rede pública. A prefeitura de Porto Velho, de forma gratuita, proporciona que estas crianças também tenham oportunidades, afastando-as das drogas e de outros riscos”, disse.

Ao final da capacitação, será entregue aos professores o material didático a ser utilizado em sala de aula, alinhado com a faixa etária dos alunos. Os livros trazem em seu conteúdo temas como o respeito pelo outro com todas as suas diferenças; Solidariedade com o outro na satisfação de necessidade de sobrevivência e transcendência; Cooperação com o outro na preservação do patrimônio natural e cultural comum. E abordagens para ajudar as crianças a se acalmarem; Aguçar a percepção dos estados emocionais de outrem; compartilhar sentimentos como meio de resolver e analisar como o nosso comportamento atinge os outros.

Após a capacitação dos educadores, será a vez de levar à sala de aula o material e começar o programa de fato, inserindo-o como disciplina. “Entre uma aula e outra os professores estarão inserindo a cultura de paz”, acrescenta a secretária Fátima.

O programa

O idealizador do Programa de Educação para a Paz nas Escolas, professor João Roberto Araújo, falou sobre as experiências vivenciadas e que resultaram no material didático utilizado hoje pelos alunos e professores em sala de aula, em várias cidades. “Temos que inserir e reforçar no dia a dia dos alunos o tema. Assim como estas crianças aprendem sobre matemática, português, história e geografia, a cultura de paz deve ser tratada também como um assunto essencial na formação deles. Devemos trabalhar as questões emocionais das crianças nas escolas como forma de diminuir a violência. Por muitos anos a sociedade ignorou as emoções, o que pode vem a ser prejudicial na primeira infância, e em consequência, na fase adulta. É fundamental uma alfabetização emocional. Sentar com as crianças e falar abertamente sobre sentimentos como a mágoa, o ciúme, a inveja, a raiva”, relatou.

Discursos

Discursaram, enfatizando sobre a importância do programa, a diretora do departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Gláucia Negreiros, representando o conselho de Mulheres, Angela Maria, o conselho de Educação, Ieda Baleeiro, o coordenador de Políticas Públicas, Samuel Pessoa e o promotor da infância Marcelo Oliveira. “Será oportunidade para reforçar a luta contra a violência nas escolas”, disse Gláucia. “É preciso intensificar as ações no ambiente escolar, pois é lá que as crianças e adolescentes passam boa parte de seu tempo”, destacou Ângela Maria. “Este programa vai oportunizar que crianças e adolescentes vivam num ambiente melhor, sem preconceitos, com mais harmonia, e que sejam cidadãos melhores no futuro”, afirmou Ieda. “ As pesquisas nacionais mostram que nas escolas onde existem atividades extras para as crianças, a violência vem diminuindo, mas é preciso fazer mais. Ampliarmos a rede de proteção e prevenção da violência. Envolvermos a comunidade no entorno da escola, a igreja, as tribos urbanas ou demais grupos sociais nos quais estes adolescentes vivem. E agregado a isto, inserir como disciplina na escola, a cultura de paz, que é primordial para um crescimento saudável e uma formação mais cidadã”, discursou Samuel Pessoa. “É preciso trabalhar a cultura de paz nos anos iniciais, como forma de se antecipar a possíveis problemas, pois depois, quando eles crescem é mais complicado mudar seus pensamentos e comportamentos. O MP é parceiro de ações que visam a cidadania, por isso quero parabenizar a prefeitura de Porto Velho por esta iniciativa”, comentou.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)