Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017 - 22h06
Em apenas um mês à frente da administração municipal, o prefeito dr Hildon Chaves vem acumulando bons resultados para o resgate da cultura e tradição da história de Porto Velho como, a revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde aconteceu a festa de aniversário da instalação do município. Na manhã desta quinta-feira (2), inaugurou o Calçadão Cultural Manelão, em frente ao Mercado Cultural, junto com o presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo e a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, filha do homenageado do evento.
“Estou esperançoso com as parcerias que estamos tendo, como o governo do Estado e, principalmente a iniciativa privada. Essa calçada foi feita com doações de empresários. Não saiu do bolso público. A inauguração do calçadão Cultural Manelão faz parte do nosso trabalho no resgate da história e cultura de Porto Velho”, ressaltou o prefeito durante o descerramento da placa alusiva ao fundador do maior bloco de Carnaval de rua da região Norte, Manoel Mendonça, falecido em 2011.
Hildon Chaves também destacou a importância de Manelão para a cidade. “Fundou o maior bloco da região. A Banda tem tradição. Leva alegria para o povo. As marchinhas dela são feitas por compositores daqui. Isso precisa ser mantido”, disse o prefeito.
Já o presidente da Fundação Cultural, Antonio Ocampo, disse que a solenidade de inauguração marca também as atividades momescas que a Funcultural tem para este mês de fevereiro. “Vamos ter o Baile Municipal, o prefeito vai entregar a chave da cidade, isso é o resgate da tradição que há muito não se fazia na nossa cidade”, justificou Ocampo.
BANDA
Muito emocionada, a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, em rápidas palavras em seu discurso agradeceu ao prefeito Hildon Chaves pela homenagem e reconhecimento da importância do pai, Manelão, na cultura portovelhense e também ao secretário da Sejucel, Rudnei Paz pelo apoio a infraestrutura no Carnaval.
A Banda do Vai Quem quer foi criada em janeiro de 1981. Hoje, com 37 anos de existência, leva mais de cem mil foliões pelas principais ruas da cidade. Sempre no sábado oficial de Carnaval. Este ano, o desfile será no dia 25 de fevereiro.
Lançamento
Ainda no evento, foi apresentada a Camisa da BVQQ 2017 com o tema “Contra as maracutaias e a impunidade, a Banda promove a alegria de verdade”. Também aconteceu o lançamento do livro do jornalista Sílvio Santos, “As peripécias do General”, que conta histórias de Manelão.
Fonte: Comdecom
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des