Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Desafios das artes no Baixo Rio Madeira


Desafios das artes no Baixo Rio Madeira - Gente de Opinião

Desafios das artes no Baixo Rio Madeira - Gente de Opinião

A trupe cultural do Circulando Cultura viu o primeiro desafio à sua frente já no distrito de São Carlos do Jamari, as barrancas do Rio Madeira, isso mesmo, é um imenso desafio subir as barrancas de quase 30 metros que o povo ribeirinho é acostumado e acham simplesmente comum o sobe e desce na beira do rio, com escada feita na própria barranca que completam as de madeira feita pela comunidade.

Os coordenadores do projeto perceberam de perto a dificuldade de espaço cultural para o artista local em expressar e desenvolver o seu potencial, a carência de formação, a orientação musical, enfim, o ponto máximo que tem que vencer a própria adrenalina e oportunidade de subir num palco e expor o seu talento.

A artista Lu Silva e o poeta Eliseu Braga conduziram as crianças sãocarlense, em Nazaré e Calama sobre as estórias e peripécias locais, interagindo sempre com a galerinha que desenhavam e participavam contando suas próprias estórias. A galera também conheceu a exposição fotográfica “Queimadas em Rondônia” do fotógrafo rondoniense Luiz Brito que leva a importância do registro fotográfico como fator de conscientização através do registro fotográfico.

Durante as apresentações em São Carlos do Jamari antes da missa, a peça teatral “Os bichos também amam”, a criançada e o público prestigiaram e curtiram essa excelente apresentação teatral que traz consciência ambiental e social à todos. Depois da missa o primeiro a se apresentar foi o velho “Justino” que traz na sua apresentação versos do poeta Patativa do Assaré, interagindo com o público o humor com o misto de aplausos e gargalhadas.

Intercalando com o leilão de brindes na programação local de São Carlos, a turma do Circulando Cultura se apresentavam, como o Duo Pirarublue que apresentou músicas regionais de Laio e Binho cantores e compositores locais do Rio Madeira, precisamente de Calama. Compondo o cenário de fundo de todas as apresentações artísticas do projeto o “Lendas da Amazônia” feito pela artista plástica Lu Silva.

Na identificação de talentos regionais, foi a vez do jovem “Passarinho” conhecido de todos de São Carlos, que ao ser anunciado, o público ficou super surpreso pelo espaço cedido ao cantor regional. Corriam para prestigiar e curtir o jovem “Passarinho” que arrancou aplausos da galera.

Finalizando após o bingo local em São Carlos, o tecladista Polisherma juntamente com o Caribé deram um show com músicas variadas e regionais, onde o público pode acompanhar também as performances e perfeição dos passos da dupla de dançarino que compõe o Circulando Cultura.

Em Nazaré, não foi diferente a apresentação e interação com o público local com contação de estórias e causos feitas por moradores na terra da melancia no Baixo Madeira no espaço Armazém Club, cedido pelo proprietário Mário, em função dos temporais que circundam os distritos nessa época. Mais o Circulando Cultura não esfriou, sempre abrindo a programação com peça teatral, seguida do stand-up do velho “Justino”, Duo Pirarublue e instrumentalistas Vitor e Leleco, show artísticos com os dançarinos Irvin e Janaiara Santiago.

No distrito de Demarcação uma equipe se deslocou de voadeira juntamente com a presidente da Funcultural Jória Lima para identificar os talentos locais, visto que o Rio Machado está muito baixo para navegação de barco de grande porte. Foi realizado somente o cadastro de talentos locais como bordadeiras, artesão de cestas e cipós e músicos como o jovem e talentoso Ernandes que tem mais de 60 composições próprias e de seu avó Lelé com um repertório invejável de 200 músicas, na sua maioria são composições que misturam o regional e a devoção à fé do povo ribeirinho.

Em Calama a palhacinha Curta Amazônia fez a divulgação do Circulando Cultura pegando carona de moto único veículo motorizado local, anunciando a chegada da trupe cultural que se apresentaria em frente ao prédio da Administração de Calama.

O passeio e os encantos dos botos de Calama sob as águas barrentas do Rio Madeira, fora a recepção aos artistas e profissionais do Circulando Cultura, espetáculo de acordo com Sandro Barcelar com mais de 18 botos dando a boa vinda às apresentações da trupe cultural.

No dia das crianças em Calama, junto com a administradora local Princila Pantoja, a programação foi realizada intercalando com lanches e brinquedos distribuídos pela administração local às crianças e complementando com as apresentações da trupe do Circulando Cultura. Foi identificado na apresentação musical o pequeninho Paulo que cantou sucesso de Luan Santana à galerinha presente que vibraram e aplaudiram a apresentação e coragem desse pequeninho e talentoso cantor local.

Na avaliação da presidente Jória Lima e dos coordenadores Carlos Levy e Golda Barros a importância do projeto Circulando Cultura que é financiado pela Funcultural de Porto Velho, nessa etapa do Baixo Madeira foi fazer esse contato e identificar nesses distritos ribeirinhos a potencialidade cultural local, e como será feita daqui prá frente na parte terrestre. “Pretendemos também nos próximos editais contemplar a formação e qualificação desses talentos, oportunizando-os a novos conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas, para melhorar e aprimorar a sua arte, quer seja musical, artesanatos entre outras”, frisou satisfeita a presidente da Funcultural Jória Lima. Afirmou ainda “que a administração do prefeito Mauro Nazif está quebrando e vai quebrar muitos paradigmas nesse importante setor de desenvolvimento de nossa gente e nosso povo, através da inclusão cultural e acesso as artes”. 

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)