Sábado, 30 de abril de 2011 - 09h24
Comemorado no Brasil e vários outros países, o feriado nacional do Dia do Trabalho (1º/05) é dedicado a festas, manifestações, exposições e eventos reivindicatórios. Para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) é uma data a ser comemorada. Uma vez que na sexta-feira (29/04), mais 20 profissionais se formaram no Campus Colorado do Oeste, nos Cursos Tecnológicos em Laticínios e Gestão Ambiental. E no mês passado, o Campus Ji-Paraná diplomou 28 técnicos nas áreas de Florestas e de Informática.
Segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ter formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. O estudo “A educação profissional e você no mercado de trabalho” também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.
De acordo com informações do MEC, a pesquisa da FGV reforça um estudo anterior, feito com estudantes egressos da rede federal de educação profissional. O levantamento, divulgado em 2008, demonstrou a empregabilidade de 72% dos técnicos de nível médio formados de 2003 a 2007 pelos institutos federais.
No dia da formatura, o Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, Vonivaldo Gonçalves Leão, afirmou que aquele momento foi a coroação de uma etapa muito importante dos trabalhos realizados pela instituição. “Lembro do início de nossas atividades em 2009, e agora já estamos lançando técnicos no mercado de trabalho”, disse. Para Vonivaldo é grande a satisfação e orgulho por ver o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação de todos.
O Diretor-Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos, enfatiza o trabalho que começou sob a denominação Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. A unidade é a mais antiga da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia, sendo que neste ano completará 18 anos de criação. Instituída por meio da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993 e transformada em autarquia em 16 de novembro do mesmo ano, através da Lei n.º 8.731/93, o Campus iniciou suas atividades didático-pedagógicas em 13/02/95.
“A partir de 1997 começamos a formar nossos primeiros técnicos para o mercado de trabalho, contribuindo muito com o setor agropecuário do Estado de Rondônia. Nesses 14 anos já são mais de 500 técnicos e tecnólogos formados”, diz Carlos Henrique. Atualmente o Campus oferece os seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Aquicultura, Superior em Tecnológico em Laticínios, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Biologia, Engenharia Agronômica e Especialização em PROEJA.
IFRO – Os Institutos Federais foram criados pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Nessa legislação se reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o País, transformando-os em 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídos pelo território nacional. Implantando em Rondônia, o IFRO surgiu como resultado da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia (à época em processo de implantação com Unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste.
Além de Colorado e Ji-Paraná, entre 2011 e 2012 também começam a se formar profissionais nos Campi Ariquemes, Porto Velho, Vilhena e Cacoal.
Para cumprir a missão institucional, de não apenas qualificar trabalhadores, mas formar cidadãos, o professor Carlos Henrique dos Santos lembra a atuação dos servidores que compõem o Instituto. São cerca de 400 trabalhadores, entre técnicos administrativos e professores, que atuam em Rondônia. Ele aproveita para homenagear a todos, falando ainda sobre a importância de refletir sobre a data. “Nos últimos oito anos as condições de trabalho tem melhorado bastante”, diz sobre as conquistas obtidas pelo IFRO.
Serviço
O que – IFRO lembra Dia do Trabalho a partir da formação de novos profissionais
Quando – 1º de maio de 2011
Onde – Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Fonte: Rosália Silva
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa