Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário baiano sobre Verger marca a volta do CineOca


O documentário baiano Os Negativos, dirigido por Angel Dièz, abriu nesse domingo, dia 18, a programação do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, o DOCTV III, que em Rondônia tem a parceria da Fundação Yaripuna, Secel e CineOca, o cineclube de Porto Velho.
A produção baiana será reprisada nesta quarta-feira, dia 21, às 17 horas no auditório da Biblioteca Francisco Meireles, local onde serão exibidos todos os  documentários da programação até novembro. Ao todo são 35 produções dos 27 estados brasileiros.
O Programa DOCTV é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta/ TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.
 
Sinopse: Os Negativos
 
Arlete Soares, fotógrafa e editora da obra de Pierre Verger no Brasil, guarda as lembranças de sua vivência com o conhecido antropólogo num quarto escuro, aguardando um momento de luz para desvelá-las. Sua relação com Verger foi intensa: a fotografia como arte e como transmissão. A arte como impostura, o reconhecimento público e finalmente a loucura. Arlete e Verger avançaram juntos, projetando os mesmos desejos, dilatando perigosamente a elasticidade e os limites das relações entre homem e mulher; se amando e se traindo sem passar pelo amor, ao menos da forma como normalmente o concebemos.

Este filme revela, em três atos e numa estrutura dramática que respeita a ordem cronológica dos acontecimentos, as diferentes fases do relacionamento de Arlete Soares e Pierre Verger. O documentário enfatiza desde o encontro dos dois, na década de70, passando pela fundação da Editora Corrupio, a viagem a Paris, até o achado dos mais de 60 000 negativos que Verger julgava perdidos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

   Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos   e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)