Segunda-feira, 24 de março de 2025 - 19h21
A diversidade musical de Porto Velho ganha destaque no documentário Concerto de Quintal, produzido pela Casa do Rio Filmes, com estreia prevista para a primeira quinzena de abril, no Mercado Cultural. O filme é um convite ao mergulho na história musical porto-velhense, reunindo artistas de diferentes gerações para discutir influências, misturas e transformações ao longo do tempo.
O documentário marca a estreia do diretor Juraci Júnior em longas-metragens e nasceu a partir do acervo de fitas k7 do músico Silvinho Santos, herdadas de seu pai, o jornalista e compositor Silvio Santos, o Zekatraca.
Silvinho cresceu em rodas de samba no quintal de sua casa e em tantas outras pela cidade, onde seu pai realizava suas produções e recebia ícones da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão.
Esse acervo é composto por gravações inéditas, atualmente sob os cuidados e propriedade da família do artista, que realizou a digitalização de todo o material e que traz as vozes de compositores importantes para a produção sonora local. “Fico feliz por ter contribuído com a história contada. O filme proporcionou a mim uma volta no tempo, me fez reencontrar várias lembranças que há muito eu não ouvia ou revia. Letras, áudios, fotos. Vários gatilhos foram despertados”, conta Silvinho, que integra a equipe de pesquisa do longa.
Concerto de Quintal percorre diferentes ritmos e movimentos musicais que moldaram a identidade de Porto Velho, abordando desde as influências afro-caribenhas, passando pelos batuques dos terreiros, o toque clássico do órgão e os corais da igreja, as rodas de samba, até o surgimento de novas batidas eletrônicas nascidas na periferia da capital e que têm ganhado o mundo.
A narrativa se constrói a partir do encontro entre músicos de diferentes gerações, registrando em depoimentos e improvisações suas memórias de quintal, propondo um mergulho nas referências, estilos, gêneros e estéticas dos tantos sons ouvidos por diferentes gerações da música produzida na cidade.
“Eu ganhei um presente, que foi a confiança do Silvinho e sua família, que me permitiu entrar nesses lugares tão guardados”, conta Juraci. Após meses de pesquisa, gravação e montagem, é chegada a hora de colocar essa história no mundo. “O documentário foi ganhando uma vida dentro da ilha de edição que não sei explicar. Sou muito grato a toda equipe que compôs esse projeto tão especial e que mergulhou junto nessa história. Espero que todos vejam e também sintam a emoção”, finaliza o diretor.
Concerto de Quintal é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º - Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.
Siga @concertodequintal no instagram e fique por dentro da programação de estreia do filme.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Juraci Júnior
Direção de Produção: Val Barbosa
Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior
Direção Musical: Marcelo
Direção de fotografia: Avener Prado
Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos
Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann
Som Direto: Verônica Brasil
Montagem: Eduardo Resing
Color: Rafael Suarez
Motion: Rone Mota
Finalização: Igor Tchilian
Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior
Assistentes de Câmera: Fernando Crispin
Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento
Design: Jorge Damschi
Comunicação: Vanessa Fernandes
Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo
Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes
Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati
Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre
Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito
Coordenação geral: Casa do Rio Filmes
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q
“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor
Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud
Com o intuito de promover a valorização, o reconhecimento e a visibilidade das tradições e expressões culturais dos povos indígenas, o governo do e