Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário sobre índios isolados é uma das atrações do Festcineamazônia


O premiado filme ‘Paralelo 10’ será exibido na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia, realizado de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros. A obra, dirigida por Silvio Da-Rin, fala sobre a situação dos índios isolados no Brasil na fronteira com o Peru.

O longa-metragem, produzido no ano passado, recebeu o prêmio de melhor filme da mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, em julho e o melhor documentário no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, em outubro.

O documentário narra a história de José Carlos Meirelles, um dos mais destacados sertanistas brasileiros que estava há um ano e meio afastado do Acre, e retorna à região do Paralelo 10º Sul, em companhia do antropólogo Terri de Aquino. O filme viaja com eles durante três semanas, subindo o Rio Envira, enfrentando vários tipos de obstáculo e se aproximando cada vez mais das malocas de índios isolados.

Nessa jornada, Meirelles rememora experiências, expõe contradições de seu ofício e discute com índios Madijá e Ashaninka a melhor forma de se relacionar com os índios “brabos”, sem tentar amansá-los nem exterminá-los.

O diretor de ‘Paralelo 10’, Silvio Da-Rin, faz documentários desde 1979. Dirigiu 14 filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais brasileiros e internacionais. Foi por duas vezes presidente da Associação Brasileira de Documentaristas. Entre 2007 e 2010 desempenhou a função de secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. Desde maio de 2010, é gerente executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da Empresa Brasil de Comunicação - EBC/TV Brasil.

O Festcineamazônia acontece de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O festival tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)