Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro de Ciências Econômicas da UNIR comemora o dia do Economista


 
EXTENSÃO DO CURSO - Palestras e cursos vão marcar as comemorações da Semana do Economista

O curso de Ciências Econômicas da Fundação Universidade Federal de Rondônia, por seu Departamento, em conjunto com o Centro Acadêmico de Economia, irão realizar nos dias 12, 13 e 14 de agosto próximo, um amplo debate, envolvendo professores, alunos e todas as pessoas interessadas em discutir temas relacionados com a conjuntura social e econômica do Estado de Rondônia e do Brasil, bem como de questões internacionais como parte da semana em que se comemora o Dia do Economista, dia 13 de agosto, que é comemorada devido a assinatura, no dia 13 de agosto de 1951, da Lei nº 1411, que regulamentou o exercício profissional de economia no Brasil.


Programação
A programação do evento pretende organizar as ações realizadas na semana para discutir os acontecimentos recentes através de uma análise histórica trazendo para a atualidade os resultados já observados permitindo assim a construção de um real projeto de desenvolvimento para o Estado e a região, através de políticas públicas com o uso das ferramentas e teorias econômicas, bem como visa aproximar os discentes do curso de economia das discussões globais sem perder o foco no regional e assim abrir para a comunidade um canal de comunicação onde esta possa participar de maneira efetiva contribuindo para a construção de uma proposta para o desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia. São previstas as seguintes atividades e temas:


TEMA 01 - Perspectivas dos Impactos Sociais e Econômicos no Estado de Rondônia com a Implementação dos Investimentos Previstos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, nos Projetos Voltados para a Amazônia – O Caso de Rondônia- Dia 12 de Agosto, à partir das 19:30 horas.
Palestrante: Professor MS. Israel Xavier Batista do departamento de economia da UNIR e atual Secretário Municipal de Planejamento do Município de Porto Velho.

TEMA 02 - Cenários Prospectivos para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de Rondônia, face às suas Potencialidades e o Ambiente Favorável aos Níveis de Investimentos Diretos Locais.- Dia 13 de Agosto, à partir das 19:30 horas.

Palestrante: Maria Emília da Silva, Pedagoga e pós-graduada em Saúde Pública e Gestão em Planejamento Governamental – atualmente exerce a chefia do gabinete da Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico e Social.

TEMA 03: Economia Global, a Atual Crise Econômica Mundial e os Desafios Impostos ao Brasil para Superá-la – “Marolinha ou Tsunami?”- Dia 14 de Agosto, à partir das 19:30 horas.

Palestrante: Professor Dr. Silvio Rodrigues Persivo Cunha do Departamento de Economia da Unir.


MINICURSOS:

• COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?
Ministrante: Professor Dr. Carlos André da Silva Muller do Departamento de Administração – UNIR

• ECONOMIA DOMÉSTICA
Ministrante : Professor Dr. João Vicente André do Departamento de Ciências Economicas - UNIR

Os interessados terão que procurar o Centro Acadêmico de Economia para obter maiores informações e os horários.


HORÁRIO E LOCAL DAS PALESTRAS:
Estes temas serão apresentados pelos palestrantes, à partir das 19:30 horas, seguido de debate, com término previsto para as 22:30 horas.

• Local: Centro de Vivências Paulo Freire no CAMPUS da UNIR

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)