Sexta-feira, 2 de junho de 2017 - 11h40
A partir do segundo semestre deste ano, os alunos da Escola de Música Maestro Carlos Sinfontes, da Polícia Militar de Rondônia, conhecida por Dó Ré Militar, vão utilizar a estrutura da banda de música da corporação. Atualmente, aproximadamente 120 alunos, de 7 a 12 anos, frequentam gratuitamente a escola criada há dois anos.
No âmbito do 1º Batalhão, o Projeto PM Musical reiniciou as aulas no dia 29 de maio, das 17h30 às 18h30, na segunda e quinta-feira; e nas terças e quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, na Praça da Cohab, na rua Carqueja.
“Eles começam com a musicalização, período de seis meses em que são apresentados à música, levando tarefas para casa”, explicou o diretor da escola, capitão Glauber Souto, completando que nos seis meses seguintes é que conhecem os instrumentos.
O diretor adiantou que a escola só abrirá vagas agora nos primeiros meses de 2018.
A subtenente Conceição e o 2º sargento Botelho, músicos da banda, estão na linha de frente do projeto, que também tem como pioneiros os sargentos César Henrique, Cleuton, Ferraz, Márcio Henrique e Quelson.
A descoberta de futuros músicos na Escola Do Ré Militar ocorre nas sucessivas aulas de bateria, flauta doce, teclado, violão, entre outras. Cabo Max é o instrutor de violão.
A escola começou com apenas 20 crianças, em dois turnos. O projeto cresceu, exigindo nova estrutura e isso está em andamento no Comando Geral da PM.
“O sonho começou com esse grupo de PMs, que pensou assim: nós somos da banda e não atuamos lá fora, o que podemos fazer para proporcionar qualidade de vida e eliminar o tempo ocioso desses meninos?” – comentou o capitão Glauber Souto.
A partir de então, tudo fizeram para os meninos desenvolverem o gosto pela música.
Para o diretor, o objetivo foi alcançado. “Em situações que classificamos de inclinação ou vida certa para o crime, evitamos o pior; o caso de um filho do traficante [que atuava na zona Leste de Porto Velho] é exemplo: veio para a banda e ficou. Eles encontraram opção para aprender civismo, disciplina e respeito às pessoas”, assinalou o capitão.
A Dó Ré Militar conta com o apoio do juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Porto Velho, Sérgio William Domingues Teixeira; do vice-governador Daniel Pereira, da vereadora Ada Dantas, do deputado estadual Jesuíno Boabaid e da educadora Liliana Beleza, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
Leia Mais:
Aula inaugural da Escola de Música da Polícia Militar lota Teatro Banzeiros em Porto Velho
Escola de música criada pela PM recebe instrumentos doados pelo Tribunal de Justiça
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa