Quarta-feira, 6 de junho de 2007 - 06h12
Um projeto de professores da Universidade Federal de Rondônia pretende, ainda este ano, publicar um compêndio que reúna todos os escritores do Estado. O trabalho será feito através do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural de Rondônia, que tem sede no campus de Vilhena. De acordo com o professor Osvaldo Copertino, líder do grupo, nesta etapa a finalidade é organizar uma base de dados sobre a produção literária em Rondônia. "O projeto é amplo e contempla todos os setores culturais".
Para que o maior número possível de escritores possa ser reunido no compêndio a ser publicado através do Mapa Cultural, os pesquisadores estão recorrendo ao auxílio das academias de letras organizadas em diversos municípios, além de irem em busca dos escritores. Outro recurso é a divulgação de endereços para que os próprios escritores entrem em contato com o grupo de pesquisas. "O objetivo é reunir todos os escritores que já escreveram e aqueles que ainda têm produção ativa em Rondônia", explica Copertino.
Para a coleta de dados para o compêndio, ou dicionário de escritores rondonienses, um questionário foi organizado. Nele são colocados os dados pessoais de cada escritor, uma pequena biografia e toda a sua produção literária. Estas informações serão catalogadas e inseridas no compêndio. Esta obra está sendo organizada para ser referência para professores, estudantes e outros pesquisadores que precisem destas informações de forma organizada.
Os contatos com o Mapa Cultural de Rondônia podem ser feitos pelo e-mail mapacultural@hotmail.com ou pelos telefones 8407-3943 e 9957-8617. As contribuições podem ser informações sobre escritores e obras que tratem do Estado, mesmo que escritas em outras regiões. Também podem ser textos, mesmo que sejam de cunho regional, mas produzido em Rondônia. "Os próprios escritores podem fazer contato e nós faremos a coleta de dados", diz o professor Osvaldo Copertino.
Fonte: Sílvio Santos
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des