Sexta-feira, 1 de novembro de 2013 - 07h04
Na última semana a Fundação Cultural de Porto Velho, por meio do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”, oportunizou que as comunidades de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã conhecessem o espetáculo 'Velho Justino e Suas Poesias Matutas'. Em cena o ator Tancredo Silva, 40 anos, criador de vários personagens, que já brindou dezenas de cidades com suas apresentações. O velho matuto emplacou na sua carreira e conquistou milhares de pessoas. O personagem tem arrancado muitas risadas e aplausos com as histórias que conta.
O ator que fez parte da comitiva do projeto que tem em sua programação outras atividades - como a apresentação de dança, música, teatro de rua, exposição fotográfica, e oficinas - se diz satisfeito pelo convite. “Tem sido uma grande experiência. As comunidades ribeirinhas e rurais tem suas peculiaridades. É um público carinhoso e participativo. E fico imensamente realizado em fazer parte desse projeto”, comentou.
Tancredo destaca ainda que por onde passou - somando hoje no projeto Circulando Cultura nos Distritos, 9 distritos - recebeu um grande carinho e motivos a mais para continuar com esse trabalho que há cerca de 8 anos o faz suspirar antes de entrar em cena. “O Velho Justino foi criado com a intenção de levar as pessoas a refletirem, só que ao passar das apresentações, percebi que dava pra inserir o humor. E deu certo. Ele é uma grande sensação. Quando coloco o figurino, que é todo montado por mim mesmo, as pessoas acreditam tanto que vem pra me ajudar a subir no palco, a atravessar a quadra, como foi no caso das escolas e ginásios que nos apresentamos”, sorri o ator.
Sobre o projeto da Funcultural Tancredo Silva elogia: “São propostas como esta que nos valorizam e levam a cultura para as comunidades mais distantes. Hoje não existe tanta produção no Estado porque as pessoas tem medo de fazer. E a Funcultural tá mostrando que há interesse nesta gestão em ousar e fazer acontecer. E que venham mais oportunidades como esta e que o Velho Justino seja inserido, como os tantos talentos espalhados por esta cidade maravilhosa”, frisou.
Sobre isso a presidente da Funcultural, Jória Lima, disse que tem o aval do prefeito Mauro Nazif para ampliar o acesso à cultura. “Estamos realizando um grande levantamento das nossas comunidades, em busca de talentos, oportunizando que haja espaços para todas as setoriais, seja a dança, a música, o artesanato, seja o teatro ou até mesmo a composição literária. Vamos investir, pois isso é cultura”, disse Jória.
Fonte: Meiry Santos
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des