Sábado, 20 de outubro de 2012 - 06h29
A Santo Antônio Energia vai promover mais acesso à arte na cidade de Porto Velho. No dia 23 de outubro, acontecerá a abertura da Exposição Geração Criativa que ficará instalada até o dia 30 deste mês, na Praça de Eventos do Porto Velho Shopping. A exposição é o resultado de 04 oficinas de artes realizadas do período de maio a outubro, deste ano, com 100 alunos das comunidades Jaci-Paraná, Vila de São Sebastião, Reassentamento Vila Nova de Teotônio e Reassentamento Riacho Azul, que receberam o artista plástico paraibano Mikéliton, radicado em Porto Velho.
O conjunto de obras que farão parte da Exposição Geração Criativa são imagens foram produzidas por crianças, jovens e adultos, que retratam as paisagens da região, as brincadeiras preferidas das crianças, os afazeres habituais dos moradores, a beleza de aves como o tucano e a coruja, os peixes, a colheita de frutas e entre outras imagens.
O expectador terá contato com obras que foram elaboradas a partir do uso do lixo eletrônico, incentivando as pessoas à conscientização do cuidado com o meio ambiente. As imagens nas telas sinalizam, em alguns casos, os primeiros contatos com a pintura e, em outros, a evidência de familiaridade com os traços artísticos.
Na exposição Geração Criativa também poderão ser vistas algumas obras do artista plástico, de estilo marcante e alegre, que já estiveram no Museu Nacional da República, em Brasília-DF, na exposição intitulada “Rio Madeira - Gigante da Floresta”, trabalho que retratou o cotidiano dos ribeirinhos durante a instalação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Paralelamente à exposição acontecerão encontros com a realização de bate-papos com pessoas formadoras de opinião da cidade de Porto Velho que vivenciam experiências nas áreas de Artes Plásticas, História, Comunicação e Cultura. Durante essas atividades o artista plástico Mikéliton registrará cada encontro desenhando.
As oficinas realizadas nas comunidades ofereceram às pessoas a oportunidade de conhecer a história da arte, biografias de pintores famosos, introdução à pintura, cultura, entre outros. Para o artista plástico, Mikéliton Pereira, essa iniciativa proporcionou a cada participante o exercício para um olhar especial do cotidiano. “É uma oportunidade que permitiu a todos os envolvidos na atividade a como saber retratar nas telas, as cenas do cotidiano de acordo com seu próprio olhar”, comentou. Ainda segundo o artista, a oficina “promoveu o sentido de valorização regional nos alunos e os incentivou a pesquisarem sobre os locais onde moram”. Ele acredita que ao se fazer isso os alunos conseguiram estimular os sentidos artísticos.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.
Serviço:
Exposição Geração Criativa
Período: 23 a 31 de outubro
Local: Praça de Eventos do Porto Velho Shopping
Horário de visitação: terça a sábado das 10h às 22h e domingo de 12h às 20h.
Fonte: José Carlos Sá
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena
Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab