Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

A exposição contou com mais de 100 fotografias.


Fotos: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Fotos: Washington Kuipers

A vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz, situada no município de Pimenteiras do Oeste (RO), recentemente foi o epicentro de uma celebração cultural marcante. No final de abril, a "3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo" marcou o encerramento da "3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo", um projeto que capacitou 100 alunos entre os meses de fevereiro e abril de 2024. 

Idealizado e coordenado pela produtora cultural, Andréia Machado, o projeto foi fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 - Artes Visuais. O objetivo primordial dessa iniciativa foi fortalecer as identidades quilombolas, celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira e combater o racismo, utilizando a poderosa linguagem da fotografia. 

A exposição fotográfica atraiu membros da comunidade quilombola de Santa Cruz, estudantes, professores, bem como alunos de escolas dos municípios vizinhos de Cerejeiras e Colorado do Oeste que apreciaram o evento. Os visitantes foram agraciados com mais de 50 fotografias que capturaram o cotidiano e a vibrante cultura da comunidade quilombola, destacando sua singularidade e vitalidade.

As imagens expostas foram capturadas pelos fotógrafos Washington Kuipers, Andréia Machado e Márcio Guilhermon, juntamente com os trabalhos dos alunos participantes da oficina. A exposição, classificada para todos os públicos, foi realizada na escola pública Inácio de Castro, das 7h às 17h, no dia 29 de abril, e foi aberta gratuitamente a toda a comunidade, democratizando o acesso à arte e à cultura local. 

Izabel Mendes, uma remanescente quilombola, expressou sua admiração pela exposição: “Foi emocionante ver as fotografias da nossa comunidade. A exposição estava linda, parabéns a todos que participaram do projeto”. Durante o evento, os alunos também receberam certificados de participação na oficina, reconhecendo seu empenho e dedicação. 

Andréia Machado expressou sua gratidão a todos os envolvidos: “Agradeço a todos que prestigiaram a exposição fotográfica. Agradeço de coração novamente à Fundação Nacional de Artes - Funarte pelo apoio que tornou possível a realização deste projeto tão significativo para valorizar a cultura quilombola na Amazônia e promover a inclusão através das artes visuais. Parabéns aos alunos da oficina, foi uma experiência incrível. Gratidão a todos”, disse Andréia Machado. 

Essa exposição não apenas enriqueceu o panorama cultural de Pimenteiras do Oeste, mas também deu vida ao legado e à história da comunidade quilombola de Santa Cruz, inspirando uma apreciação mais profunda da diversidade que molda a identidade brasileira.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo "Ensaio Geral", em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz par

Exposição fotográfica destaca mulheres trabalhadoras da cultura em Vilhena

Exposição fotográfica destaca mulheres trabalhadoras da cultura em Vilhena

A exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" destaca a trajetória e a contribuição das mulheres trabalhadoras da cultura no muni

Festival Portal da Amazônia encanta público e fortalece conexão entre artistas e a comunidade vilhenense

Festival Portal da Amazônia encanta público e fortalece conexão entre artistas e a comunidade vilhenense

Vilhena foi palco da oitava edição do Festival de Música Portal da Amazônia, um evento que movimentou a cena cultural da cidade e deixou sua marca n

Com roda de conversa, lançamento do curta-metragem 'Cores da Resistência' emociona o público em Vilhena

Com roda de conversa, lançamento do curta-metragem 'Cores da Resistência' emociona o público em Vilhena

O auditório da Biblioteca Setorial Paulo Freire, no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi palco da estreia do curta-metragem "Cores

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)