Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição sobre Marechal Rondon modifica rotina no Porto Velho Shopping; painéis e fotografias continuam em exibição


 Gente de Opinião

Exposição sobre Rondon continua no Porto Velho Shopping

A exposição sobre a vida e as conquistas de Mariano Cândido Rondon realizada pelo governo de Rondônia no Porto Velho Shopping atraiu para o centro de compras um grupo diferenciado da rotina do espaço, ao invés de visitas em lojas, praça de alimentação e um mundo de consumo, um número incontável  de pessoas foi ao shopping em busca de conhecimento e de cultura, aprender um pouco do Estado com o desbravador Marechal Rondon.

A chegada de um novo público foi observado pelo coordenador de Marketing da rede Ancar, que administra a unidade Porto Velho, Flávio Miyata. Segundo ele, já se tinha uma grande expectativa de visitantes, mas a afluência de pessoas, mostrou o quanto a capital carece de pontos de cultura e o Shopping aliado ao Governo conseguiu proporcionar momentos de grandes descobertas para o público formado por pessoas de todas as idades, desde crianças da pré-escola, até universitários que aproveitaram a oportunidade para desenvolver atividades de pesquisa.

A porta que foi aberta, será mantida, porque segundo o coordenador de Marketing, a empresa já está mobilizada para abrir uma galeria de artes no local.

O número de pessoas que passou pela exposição dos 150 anos do Marechal Rondon não pode ser mensurado, porque a grande maioria não assinava o livro de visitação, este somou só nos primeiros dias mais de cinco mil assinaturas. Ao todo foram 16 dias, nos quais um mundo diferente, ambientado nas florestas  ocupou um pequeno espaço entre as paredes de concreto do Shopping.

Mas quem não teve a oportunidade ainda pode visitar duas vitrines com posteres e fotografias e os painéis que ainda estão lá. Ao todo são dez tapumes com fotos históricas que mostram um pouco das ações que contribuíram para a criação de Rondônia. O totem utilizado na exposição também permanece no espaço.

O patrono das comunicações também está sendo homenageado pelo Exercito.  A 17ª Brigada de Infantaria de Selva tem uma exposição no primeiro piso, com quadros pintados por artistas regionais que destacam sempre a figura do Marechal Rondon.A exposição será mantida no local, assim como os demais painéis, por tempo indeterminado.

Veja o especial sobre Rondon
 


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)