Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Extrema lota atividade do Cineamazônia Itinerante


 Extrema lota atividade do Cineamazônia Itinerante  - Gente de Opinião

Após as atividades em Capixaba (AC) e Nova Califórnia, o Cineamazônia Itinerante seguiu para a maior cidade na Ponta do Abunã: Extrema, com quase 7 mil habitantes e distante cerca de 330 quilômetros da Capital, Porto Velho.

Mesmo sendo tão importante para a região, o distrito enfrenta sérias dificuldades de infraestrutura, como falta de mais opções de operadoras de telefones celulares, ruas esburacadas e muita poeira.

Mesmo assim, Extrema foi extremamente receptiva com a caravana do Cineamazônia, no meio da manhã da segunda-feira (08). O palhaço Cloro, representado pelo artista argentino Daniel Gamarra, visitou todas as salas da escola municipal 13 de Maio, tanto pela manhã quanto à tarde, para convidar todas as crianças e suas famílias para participarem da atividade do projeto que seria realizada à noite, na quadra do colégio. As crianças ficaram eufóricas e cheias de expectativa pelos filmes e o espetáculo circense.

Extrema lota atividade do Cineamazônia Itinerante  - Gente de Opinião

Foram exibidas várias produções, entre elas, El Columpio (animação da Venezuela), 21 anos por segundo (animação do Rio de Janeiro) e outros títulos premiados (curtas metragens) durante a Mostra Competitiva do ano passado, entre animações, ficções e documentários brasileiros e de países como a Colômbia e Suíça.

A diretora da escola 13 de Maio, professora Rosilene Rodrigues, comemorou mais uma edição do Cineamazônia Itinerante em Extrema. “Ficamos muito felizes com mais uma vinda do Cineamazônia até nossa cidade, que é tão distante dos grandes centros. A prova disso foi a expectativa dos nossos alunos e a quadra que está lotada. Esperamos que voltem sempre, pra nos alegrar com os filmes e os espetáculos com os palhaços”, disse ela.

Quem também aprovou a atividade do projeto no distrito foi Genilson Rodrigues, que levou a filha, de seis anos, e dois primos dela, um de quatro e outro de sete anos. “Sempre marcamos presença quando o Cineamazônia está em Extrema. Nossa cidade sente falta desse tipo de atividade que une o cinema e a alegria por meio do circo. Prova disso foi a euforia das crianças que participaram do espetáculo. Isso é importante para ajudar na formação e educação deles. Minha filha sempre comenta que a cada ano, o projeto está sempre melhor, que os palhaços que vêm, a cada vez, um é melhor do que o outro. A alegria dela antes e depois do espetáculo foi impressionante”.

Fonte: Felipe Corona – Mtb 919/RO / Fotos: Beethoven Delano

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua

Abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua

Estão abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua, uma iniciativa inovadora que leva o cinema para os

Rondônia executou 39% dos recursos da Lei Paulo Gustavo: R$ 18,5 milhões

Rondônia executou 39% dos recursos da Lei Paulo Gustavo: R$ 18,5 milhões

O estado e 41 municípios de Rondônia executaram 39,02% dos recursos que receberam do Governo Federal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Banda do Vai Quem Quer anuncia mega adesivaço para o próximo sábado, 8/02

Banda do Vai Quem Quer anuncia mega adesivaço para o próximo sábado, 8/02

Os foliões mais empolgados e amantes de marchinhas já podem se preparar para o mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ). O evento será realiz

Festival Portal da Amazônia acontece em Vilhena no dia 15 de fevereiro

Festival Portal da Amazônia acontece em Vilhena no dia 15 de fevereiro

No próximo 15 de fevereiro de 2025, Vilhena receberá a oitava edição do Festival de Música Portal da Amazônia, um evento que promete movimentar a ce

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)