Domingo, 1 de maio de 2011 - 18h16
Tayanna Martins
A Crítica.com
O ministro Alexandre Padilha acompanha grupo de mulheres indígenas da etnia tikuna, em Manaus, durante abertura da campanha (Antônio Menezes)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no último sábado (30) em Manaus, durante a abertura do “Dia D” de Mobilização contra a gripe, que o governo federal está elaborando um plano para montar faculdades de formação de médicos em municípios do interior dos Estados brasileiros.
O Estado do Amazonas faz parte dessa iniciativa do governo federal.
Padilha também anunciou a implantação de um programa especial de residência médica para amenizar o problema de falta de especialistas nos locais.
Segundo o ministro, o Amazonas tem uma média de 1,5 médicos para cada mil habitantes, uma situação preocupante que é enfrentada por grande parte do País.
De acordo com o ministro, o mais grave no Amazonas é que grande parte dos especialistas se concentra somente na capital.
Reunião
“Me reuni com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na última semana para iniciarmos a definição do plano, que deve ser posto em prática ainda neste ano”, afirmou.
Padilha apontou ainda que a medida é para resolver o problema da carência em pelo menos 15 anos.
Na ocasião, o governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou que incentivar a formação de novos médicos e o deslocamento de profissionais de outros países é uma prioridade do governo.
“Vamos ter que buscar profissionais na Colômbia, Venezuela, onde for preciso para suprir essa demanda até que nossos médicos se formem, é um processo demorado”, disse.
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des