Domingo, 17 de maio de 2009 - 17h29
Agência Brasil
Brasília - Um filme que retrata a vida da população de comunidades ribeirinhas. Um vídeo que mostra uma aventura na Cordilheira dos Andes. Esses são alguns dos destaques do Fest Cineamazônia, um projeto que leva a arte cinematográfica a comunidades da Amazônia. A exibição dos filmes será realizada apenas em cidades onde não existem salas de cinema.
Em sua sétima edição, a expectativa é de que 10 mil pessoas, em toda a Amazônia Legal, possam assistir a uma das sessões.
Em entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, afirma que o objetivo do projeto é amplo.
Para ela, a ideia do festival é ir além da questão ambiental. "Através da arte, através do cinema, queremos levar um pouco da nossa Amazônia e da população para as mais diversas localidades. E levar também a reflexão sobre o que a gente vive aqui", explica.
O projeto pretende ultrapassar as fronteiras e levar o cinema que trata de temas amazônicos para comunidades ribeirinhas do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Por essa razão, o tema do festival neste ano é a integração latino-americana.
Dá para olhar que além da Amazônia brasileira existem a Amazônia peruana, colombiana e boliviana. Eles vivem problemas idênticos aos nossos. Ou seja, a gente tem muito mais o que aprender. O povo da América Latina precisa se conhecer mais e ter um olhar menos preconceituoso dele próprio, afirma a coordenadora.
Os filmes exibidos para as comunidades no Fest CineAmazônia são selecionados todos os anos durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece em novembro. As pessoas que tiverem produzido algum filme com o tema, e quiserem concorrer, podem se inscrever a partir de junho no site www.festcineamazonia.com.br.
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa
Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile
O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e
Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira
"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e