Terça-feira, 28 de junho de 2016 - 05h03
Em 22 e 23 de Julho de 2016 o Instituto Cultural e Sócio Ambiental “Minhas Raízes”, realizará em parceira com a comunidade do Distrito de Nazaré e região do “Baixo Madeira”, o Festejo Cultural de Nazaré, momento em que será celebrado o cinquentenário das atividades culturais locais.
Signatários da herança cultural, legada pelo Professor Manoel Nunes Maciel, os membros do Instituto preservam e revigoram as tradições culturais a partir do Festejo Cultural de Nazaré, que reúne as manifestações folclóricas da “Quadrilha Tradicional”, Boi Bumbá Curumim, Dança do Seringandô e Velha Guarda, das apresentações do Grupo Musical Minhas Raízes, “Os Filhos de Nazaré” e Paragem Cultural ocorrida ao final do ano.
Com o intuito de manter vivas as tradições culturais desta localidade, o Instituto Minhas Raízes se uniu a parceiros estratégicos para garantir a realização do Festejo Cultural. Este evento agrega as maiores e mais fortes manifestações culturais e tradição dos povos Ribeirinhos da Amazônia.
APRESENTAÇÃO
O Festejo Cultural de Nazaré é um evento de Artes Integradas realizado no distrito de Nazaré que em 2016 completa 50 anos de atividades culturais ininterruptas. Hoje o projeto consiste em realizar um grande “Arraial” que acontece nos dias 22 e 23 de Julho, e apresenta dentro de suas particularidades, o Boi-Bumbá Curumim, a Quadrilha de Nazaré, Apresentação dos grupos de Dança do Seringandô e Carimbó, Show Musical com o grupo Minhas Raízes, Show Musical com o Grupo da Velha Guarda, comidas típicas, passeios turísticos e belezas naturais.
Tecnicamente o projeto prevê dois dias de apresentações no espaço “Vila Cultural” e contará criterioso set de programação. Prevê a montagem de aparelhagem profissional de som e luz e equipamentos de segurança.
Boi-bumbá Curumim: 50 brincantes
Quadrilha de Nazaré: 50 brincantes
Marujada: 15 músicos
Minhas Raízes: 15 músicos
Velha Guarda: 5 componentes
Grupo de dança: 15 dançarinos
Grupo de Dança de Calama
Quadrilha do Distrito de São Carlos
Evento de pequeno porte com estimativa de publico de cerca de 1000 pessoas, manifestação cultural popular de danças e grupos folclóricos. Apresentações musicais dentro do folguedo junino, Teatro espontâneo e produção artesanal de alegorias, indumentárias e reaproveitamento de material da natureza. Utilização de Bio-Instrumentos e autoafirmação das tradições culturais dos povos tradicionais da Amazônia. Exposições espontâneas de fotografias e composição de artes plásticas na ambientalização dos espaços.
CURRÍCULO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO
Timaia Nunes: Professor, Músico, produtor cultural, guardião da cultura e tradições de Nazaré, defensor da cultura ribeirinha, fundador do I.M.R.
Teimar Santos Martins: Técnico em Marketing, Produtor e Músico, Presidente do Instituto;
Túlio Nunes: Comunicólogo, Músico instrumentista e produtor.
Francisco Leilson Chicão: Jornalista, produtor cultural, artesão, mobilizador social e ex-secretário de cultura do Estado.
Tino Alves: Ator/Músico, produtor cultural, mobilizador social, artesão cidadão honorário de Nazaré.
I.M.R: Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, criada para dar o suporte de produção, assessoramento técnico para atividades culturais e socioambientais na região do “Baixo Madeira”.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
22/07/16 Shows musicais e apresentações folclóricas, exibição de filmes/Docs
23/07/16 Apresentações folclóricas
HISTÓRICO
Até o ano de 2013 o Festejo Folclórico era realizado por conta das festividades do dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Nazaré tem três grandes atividades religiosas, a contar Festa de Nossa Senhora de Nazaré, Festejo de São Pedro e Festa de São Sebastião. No transcurso histórico, as apresentações culturais eram feitas após as atividades religiosas do dia de São Pedro. A comunidade achou por bem não associar as festa religiosa ao Festejo Cultural, dada a dimensão da festa e para garantir espaço de programação e assumir identidade própria. Desta forma a celebração religiosa fica com espaço próprio e garante a participação do publico especifico. Nas suas ultimas três edições o Festejo cultural avolumou-se e ganhou sua dimensão simbólica no imaginário e nas vivencias da comunidade. Desde então se fez necessário pensar sua estrutura para fortalecer a tradição cultural.
O Evento é aberto a todos os públicos com acesso livre e gratuito, sendo que a maior frequência é das comunidades ribeirinhas próximas, e dos moradores do distrito e convidados, estima-se que o Festejo Cultural tenha reunido em média, cerca de 500 pessoas em cada edição. Nossa meta é ampliar esse publico entendendo as particularidades que cercam as condições de acomodação no Distrito.
O Instituto Minhas Raízes é o responsável pela produção, difusão, comercialização e apresentações do grupo musical Minhas Raízes e da produção artística do Boi-Bumbá Curumim e demais atividades:
Shows do grupo Minhas Raízes
Lançamento do CD do Boi Curumim no Palácio das Artes
Produção e organização das atividades culturais em Nazaré desde o ano
Comercialização dos produtos artesanais do Grupo Minhas Raízes e dos artesãos do Distrito.
DIMENÇÕES DO FESTEJO
Culturais: Empoderamento da Comunidade e do I.M.R. Difusão da cultura, tradição e folclore de Nazaré. Geração de renda para os apoiadores locais a partir das atividades artesanais. Proporciona acumulo de conhecimento e saberes tradicionais propagados nas composições e desenvolvimento das atividades locais. Desenvolvimento cultural propriamente dito, pois oportuniza conhecimento em Dança, Teatro, Música, artesanato e tradições da cultura ribeirinha.
Sociais: Congraçamento entre os participantes. Envolvimento direto nas atividades de geração de renda. Estruturação da comunidade para receber visitantes. Envolvimentos dos setores públicos presentes ou não na sede do Distrito. Participação ativa de outras comunidades ribeirinhas.
Econômicos: Geração de Renda através da comercialização de artesanato, comidas típicas e hospedagem solidaria. Aquecimento do comercio local. Valorização da cultura regional através da oferta de serviços culturais.
CRONOGRAMA
Fev/Mar/Abr/Mai/Jun/Jul Articulação, pré-produção, Lançamento Oficial, Oficinas e Capacitação, Captação de Recursos Financeiros, Reunião com parceiros, ensaios e estruturação dos espaços de apresentação.
Julho: Realização do evento Festejo Cultural de Nazaré 50 Anos
PATROCINADORES E APOIADORES
Nome do Patrocinador/Apoiadores: Funcultural, SEMA, Administração do Distrito de Nazaré, Estúdio Onda Amazônica, Tropeiro Mania, Espaço Cujuba, Câmara de Vereadores de Porto Velho, Ernande Segismundo Advogado e Luciana Oliveira do Blog da Luciana
FORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Instituto Minhas Raízes é uma Ong de caráter cultural e socioambiental sediada no Distrito de Nazaré, criada para preservar e difundir a cultura ribeirinha, as tradições folclóricas da Amazônia e Meio Ambiente.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título: Festejo Cultural de Nazaré 50 anos
Área: Produção artística e cultural
Segmento: Artes Integradas, Danças, Cultura popular, Música e artesanato.
Cidade de Realização do Projeto:
PORTO VELHO – RO/DISTRITO DE NAZARÉ - RO
Data de Realização: 22 e 23 de Julho
E-mail: chicocomunica@mail.com e institutominhasraizes@gmail.com
Fone: 69: 4141-2424
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa