Sábado, 23 de julho de 2011 - 17h32
Foram sete dias de programação variada envolvendo oficinas, debates e espetáculos de teatro e a dança, e neste domingo (24), o Festival Amazônia Encena na Rua e o II Festival de Dança chegam ao seu último dia, firmando-se como um dos maiores Festivais de Artes Cênicas do Brasil. Juntamente com sua eclética programação, o Festival apresenta como destaque a presença do público de Porto Velho, que têm comparecido em massa à Praça da Estrada Ferro Madeira Mamoré todas as noites para prestigiar os espetáculos, estimando-se que em média 3.000 pessoas tenham passado pelo Complexo todas as noites.
Apresentaram-se no Festival 20 companhias de teatro e 17 de dança de diversos Estados, totalizando 37 espetáculos, todos apresentados no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também foram oferecidas três oficinas gratuitas para os artistas e público em geral, além de um Ciclo de Debates, que discutiu temas importantes ao cenário artístico brasileiro e foi transmitido ao vivo pela internet.
“Acredito que o festival esse ano chegou àquilo que tínhamos em pensamento desde o inicio, um espaço de troca tanto entre o público quanto entre os grupos. O próprio ambiente da EFMM contribuiu para uma espécie de comunhão entre o artista e público”, diz Chicão Santos, produtor do O Imaginário. Já pensando nas próximas edições do Festival, comenta que “Foi uma surpresa ter um público tão grande e sempre generoso, percebemos uma necessidade de expandir o Festival, e vamos buscar formas de financiamento para que nas próximas edições todo esse trabalho chegue às outras regiões de Porto Velho”.
Nesta IV Edição, o Amazônia em Cena foi agraciado com o Prêmio Funarte dedicado a Festivais de Artes Cênicas/2010, contou com a parceria do Governo do Estado de Rondônia através da SECEL, da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e SEMED, e do SESC Rondônia, além do patrocínio, desde sua primeira edição, da Caixa Econômica Federal.
Programação do IV Festival Amazônia
Encena na Rua para hoje, dia 24/07:
19h: Procura-se
BRSA – Coletivos de Artistas – Brasília (DF)
“Procura-se” é um trabalho cênico de dois cidadãos palhaços que procuram emprego, mostrando suas habilidades individuais e coletivas da arte da palhaçaria. Contém jogos clássicos às duplas de palhaços, músicas, interações e brincadeiras com a platéia, além do discurso político e individual dos dois artistas-palhaços.
20h: Atrapalhaças!
Cia. MiraMundo Produções Culturais – São Luiz (MA)
Palita Presepada e Miss. Banana são amigas, mas estão afastadas há muito tempo. Reencontram-se para apresentar um grande show promovido pela palhaça Belecona, que tenta reaproximá-las por meio da magia do circo. Entre muitas trapalhadas e disputas, as palhaças nos dão uma grande lição de amizade, paz e alegria.
21h: O Negrinho do Pastoreio
Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais – Porto Alegre (RS) (Oigalê é patrocinado pela Petrobras)
Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. Conta a saga de um escravo que, por ter perdido uma corrida de cavalos, é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.
II Festival de Dança
A partir das 19h:
Axé - Axé Boy
Dança Folclórica - Yaporanga
Dança de Salão - Cia. de Dança Nara Teixeira
Fonte: O Imaginário
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa