Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Amazônia Encena na Rua termina hoje


No sábado, duas apresentações de dança abrem a noite de espetáculos, a partir das 19h: Dança do Ventre com a Cia. Chistina Pontes, e Odissi, dança indiana com o grupo Locômbia, de Roraima. Em seguida começam as apresentações teatrais: uma família de palhaços atrapalhados entra em cena em Festival Amazônia Encena na Rua termina hoje   - Gente de OpiniãoPoropopó, da Cia. Será O Benidito?! do Rio de Janeiro. Para fechar a noite, os alunos do curso de teatro do grupo O Imaginário encenam A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado. A peça é resultado de uma pesquisa sobre os trabalhadores de diversas nacionalidades que construíram a Ferrovia Madeira-Mamoré e sua estrutura é baseada nas narrativas e memórias de diferentes tempos.

Domingo acontece o encerramento do Festival, com todos os grupos e artistas circences na Arena Madeira Mamoré, a partir das 18h. Às 19h, o último espetáculo de dança do Festival fica por conta de Anderson Moreira com Dança do Ventre, e às 20h30 a Cia. Cata e Conta, do Maranhão, traz muitas histórias e cantorias no espetáculo Histórias de Maga. Às 21h30, o grupo O Imaginário apresenta novamente A Ferrovia dos Invisíveis, e encerrando esta edição do Festival, o grupo Tia Teatro e seus dois palhaços "sem eira nem beira" divertem o público com a peça Histórias de Circo sem Lona.

Programação - V Festival Amazônia Encena na Rua
 

18h - O Circo na Arena - Todos os Circenses

19h - Dança do Ventre - Cia. de Dança Anderson Moreira

Porto Velho (RO)

19h30 - Histórias de Maga - Cia. Cata e Conta

Imperatriz (MA)

Uma lavadeira de sonhos. Uma mulher que na peleja do dia a dia faz fluir a imaginação de todo o público com suas histórias e tagarelices. Na cena, bonecos e sua trouxa de roupas, que vai levando pro rio da ilusão de cada um de nós. É um trabalho de contação de histórias e com muitas cantorias.

20h30 - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado - O Imaginário

Porto Velho (RO)

Um grupo de trabalhadores luta para construir uma ferrovia no meio da floresta. A estrutura é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.

21h30 - Histórias de Circo Sem Lona - Tia Teatro

Porto Alegre - RS

As artimanhas de dois palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. Refletindo, através da alegoria e da linguagem do palhaço, como o homem vai levando sua vida, equilibrando-se entre os contrários, compreendendo a necessidade de “ganhar o pão com o suor de seu rosto”, mas criando mecanismos para escapar das pressões cotidianas, reagir aos exageros dos puritanos e se contrapor à tristeza e à violência do mundo.
 

Programação - II Seminário Amazônico de Teatro de Rua

Encerramento
Dia 29/07
Local: Arena Madeira Mamoré (Solenidade conjunta com o Amazônia Encena na Rua)

Fonte: Tapiri - O Imaginário

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)