Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival “Beira” abre inscrição para mostra competitiva

Para celebrar as produções locais, o BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho vai premiar o melhor filme escolhido pelo público com o prêmio no valor de R$ 1.000,00


Festival “Beira” abre inscrição para mostra competitiva - Gente de Opinião

O “BEIRA” Festival de Cinema de Porto Velho está com as inscrições abertas para a única mostra competitiva de sua 1ª edição. De 28 de março a 11 de abril, produtores do audiovisual rondoniense, profissionais ou amadores, podem inscrever seus filmes de forma gratuita e online pelo site oficial do festival www.beirafestivaldecinema.com onde também está disponível o regulamento de inscrição.

Cada cineasta pode inscrever apenas um filme de curta-metragem, ou seja, com duração máxima de 25 minutos - incluindo os créditos, e que tenha sido realizado entre os anos de 2010 e 2022. Podem ser inscritas obras inéditas ou que já tenham sido exibidas em outros festivais, mostras ou eventos.

Oito curtas-metragens serão selecionados por uma equipe de especialistas da área audiovisual para serem exibidos na Mostra “Filmes Rondonienses", que é uma das seis mostras temáticas que serão apresentadas ao público na semana de 19 a 23 de maio de 2022, período que acontecerá a 1ª edição do BEIRA.

O filme mais votado pelo público através de link que será divulgado e disponibilizado durante a realização do festival, ganhará o prêmio no valor de R$ 1.000,00.

Idealizadoras do Festival  - Gente de Opinião
Idealizadoras do Festival

“Nesta única mostra competitiva, queremos destacar e celebrar a produção realizada em Rondônia, tanto no âmbito profissional quanto independente/amador. E fazer do festival uma oportunidade para que os realizadores rondonienses sintam-se motivados a produzir e compartilhar seus filmes, e que também possam se sentir reconhecidos pelo público através da votação e premiação do melhor filme”, destaca Angélica Menezes, mestre em Artes da Cena pela UFRJ, idealizadora e diretora de produção do BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho.

“Contribuir na constituição de uma comunidade de cinema em Porto Velho e fomentar os debates sociais que atravessam o cinema brasileiro no nosso território e assim, promover articulações entre Rondônia e a cena cinematográfica nacional é o propósito no qual alicerçamos a criação deste festival”, reforça Naara Fontinele, doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle e em Comunicação Social pela UFMG (cotutela), também idealizadora do festival e responsável pela Direção Artística do BEIRA.

A lista das obras selecionadas para a mostra será publicada no site www.beirafestivaldecinema.com e no Instagram do festival @beirafestival no dia 09 de maio de 2022, após às 15h (horário de Rondônia).

O BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho é fomentado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, através do Edital 32/2021/ SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para difusão de festivais, mostras e feiras artístico-culturais (Eixo I - Festival Cultural, Categoria F- Audiovisual) por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL - e Governo do Estado de Rondônia.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)