Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira


O Festival conta com diversos segmentos artísticos - Gente de Opinião
O Festival conta com diversos segmentos artísticos

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia de Abertura da Fase Estadual, às 19h, no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho. O evento segue na sexta-feira (20) com intensa programação durante todo o dia e conta com atividades de interação, oficinas e apresentações culturais e com premiações.

O Festival tem por objetivo promover a interação, integração social e cultural, valorizando e despertando os talentos artísticos nos estudantes da rede pública estadual, difundindo as manifestações artísticas e culturais dentro e fora do ambiente escolar, utilizando a cultura na transformação e inclusão social dos jovens estudantes.

O evento conta com apresentações de diversos segmentos artísticos, sendo a música (canto, grupo instrumental, banda marcial e fanfarra simples); artes visuais (fotografia, pintura e desenho); artes cênicas (dança, teatro) e áudio visual (cinema). O Festival é dividido em duas categorias, sendo a Teen, de 12 a 17 anos e a Adulto, compreendendo os alunos acima dos 18 anos, atendendo, os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A organização do evento informou que durante os dois dias de festival serão realizado palestras e oficinas temáticas para cada segmento artístico, com o intuito de que os estudantes saiam do festival com mais conhecimento cultural para inserir em sua vida artística, seja ela pintura, música ou dança.

De acordo com a organização do evento, o festival é voltado para os estudantes da rede publica estadual de ensino. Com a inclusão de bandas e fanfarras, neste ano, terá um concurso voltado para este segmento dentro da programação do Festival. Segundo a direção do Fera, a expectativa é que mais de 750 estudantes/artistas participem desta fase estadual, transmitindo e adquirindo conhecimento.

Segundo a organização, o governo oferece hospedagem e passagem terrestre para que os participantes cheguem até o evento em segurança. Um centro de convivência com restaurante central foi montado para que os competidores tenham almoço e jantar, com um espaço de interação e confraternização e atividades recreativas para que os estudantes possam trocar experiências e conhecimento.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20

Poesia: Nestor Campista e o Cantinho Literário

Poesia: Nestor Campista e o Cantinho Literário

No canto modesto de um jornal local, Brotava a poesia de um grande viver, Nestor Campista, com toque especial, Fazia das letras um mundo a floresce

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)