Segunda-feira, 17 de agosto de 2009 - 21h15
A FIMCA Faculdades Integradas Aparício Carvalho e a SEMA Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão trabalhando na formação de parcerias entre as duas instituições, e ouras que queiram aderir, para a construção de um zoológico na cidade de Porto Velho.
Uma comissão, integrada por técnicos da SEMA e coordenadores dos cursos de veterinária, zootecnia, ciências biológicas e turismo da FIMCA, já está trabalhando numa agenda de contatos, medidas e ações a serem empreendidas para que a capital de Rondônia possa dispor de um zoológico, no mais breve espaço de tempo possível.
O problema
A necessidade é urgente porque o zoológico criado em 2001 dentro do Parque Natural de Porto Velho (mais conhecido como Parque Ecológico), foi declarado ilegal pelo IBAMA em 2006 recorda o secretário municipal do Meio Ambiente, Agnaldo Ferreira.
Naquele ano, o superintendente regional do IBAMA, César Luiz da Silva Guimarães, determinou a desativação do zoológico porque a legislação ambiental não permite a criação de animais em cativeiro dentro de uma unidade de conservação. Por conta dessa ilegalidade, a Prefeitura de Porto Velho teve assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o IBAMA, se comprometendo a soltar os animais na natureza ou encaminhar para zoológicos de outros estados, os animais que tivessem dificuldades de se readaptarem na floresta.
De lá prá cá já soltamos muitas aves e quelônios, mas estamos tendo dificuldades com os macacos e as onças, uma nossa e outra que está no Batalhão da Polícia Ambiental, devido à idade desses animais. Já encontramos um zoológico interessado, em São Paulo, mas a população não acha justo que mandemos esses animais para fora. Ela quer que tenhamos o nosso zoológico, em local acessível, bem estruturado, com alimentação farta e todos os cuidados que os nossos animais precisam, mesmo que tenham que pagar uma quantia mínima pra visitá-los, disse Agnaldo.
A SEMA já identificou uma área para a construção do zoológico municipal, mas ela foi considerada árida demais pela equipe técnica da secretaria. Mas, além da área, precisamos de recursos para a construção do zoológico e para alimentar e cuidas desses animais frisou o secretário. Ele lembrou que, por conta da contrapartida ambiental pela construção das Usinas do Madeira, será construído o CEPA - Centro de Triagem de Animais Silvestres, na Unir. Será uma obra grande, com instalações de última geração, mas não será mais do que isso: um local de triagem de animais, para depois ser em reinserido na natureza. E os que não puderem mais, por algum motivo, se readaptarem na floresta? Até para abrigar, permanentemente, esses animais, precisamos ter o nosso zoológico insiste o secretário.
A solução
Sensibilizado com o problema, o diretor geral da FIMCA, médico Aparício Carvalho, propôs ao secretário do Meio Ambiente de Porto Velho, a assinatura de um protocolo de intenções, visando o estabelecimento de parcerias entre a prefeitura e a faculdade, inicialmente, para a construção e manutenção do zoológico municipal. Outras entidades, públicas e privadas, poderão se somar, futuramente, nesse esforço, até a idéia sair do papel e se transformar em realidade.
Em reunião com o secretario municipal do Meio Ambiente, Agnaldo Ferreira, com a presença do seu adjunto, Telêmaco Lins, juntamente com as técnicas Leila Andrade (diretora de licenciamento ambiental) e Maria Nazaré Santos (chefe de licenciamento ambiental) e a vice diretora da FIMCA, Maria Sílvia Carvalho, Dr. Aparício Carvalho colocou a disposição da Prefeitura de Porto Velho, toda a estrutura física e de pessoal da instituição para a concretização do projeto.
Nossa instituição tem muito a oferecer para a construção desse zoológico, desde o nosso Campus Rural, localizado a apenas 24 quilômetros de Porto Velho, onde o zoológico poderia ser construído, até pessoal qualificado para sua manutenção. Temos os cursos de veterinária, zootecnia, ciências biológicas, nutrição, arquitetura e turismo que podem contribuir com as informações técnicas, científicas e mercadológicas para a elaboração do projeto, manutenção e visitação do zoológico. Nosso Hospital Veterinário deverá ficar pronto até o final do ano, com quatro centros cirúrgicos, várias baias e amplos laboratórios, onde os animais receberiam tratamento de qualidade, garantiu Aparício.
Agradecido pela oferta, o secretário Agnaldo Ferreira propôs a formação de uma comissão, já criada, com o objetivo de levantar os aspectos legais e as providencias necessárias para a assinatura de um convenio de cooperação entre a FIMCA e a Prefeitura de Porto Velho.
A FIMCA é uma instituição nova, não tem 11 anos ainda, mas já dá provas de que assumiu um papel de responsabilidade social e ambiental de adulto, que hoje o município reconhece e agradece declarou Agnaldo Ferreira dos Santos.
Fonte: Ascom
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa