Sexta-feira, 20 de julho de 2007 - 12h26
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil está dando importante passo para corrigir uma deficiência de formação dos operadores do direito: o estudo da aplicabilidade das prerrogativas profissionais. A OAB considera o assunto da maior relevância, já que faz parte do cotidiano do advogado, promotor, juiz, procurador, delegado e servidores das instituições da Judiciário, do Legislativo ou do Executivo, e não faz parte da formação acadêmica.
O objetivo da OAB, manifestado nas conversas com dirigentes de faculdades e coordenadores dos cursos jurídicos, é implantar na grade curricular a disciplina de prerrogativas. A prerrogativa profissional do advogado está prevista na Lei Federal 8.906/94 e se insere no arcabouço jurídico do estado democrático de direito.
Entusiasta da idéia e defensor das prerrogativas, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, assegura que o instituto de prerrogativa é de fundamental importância para a defesa da cidadania. Imagine o exercício da advocacia em um ambiente onde o advogado não pode manter contato com seu cliente, como algumas autoridades tem impor, compara o presidente da OAB.
Para demonstrar aos diretores de faculdades e coordenadores dos cursos de direito o benefício que a disciplina de prerrogativa poderá acrescer à formação dos futuros advogados, o presidente da OAB vem mantendo reuniões em que faz ampla explanação sobre o assunto e coloca a Ordem à disposição para auxiliar quem, por ventura, tenha alguma dificuldade.
Depois de se reunir com coordenadores de cursos de três faculdades que oferecem o curso de direito, a OAB já obteve o compromisso da Uniron, que coloca no mercado de Rondônia cerca de 150 novos bacharéis em Direito a cada ano, segundo informa o diretor da Fernando Prado, o compromisso de introduzir o ensino de prerrogativa como disciplina na partir do oitavo período. O coordenador do curso, Luiz Fernando Pereira Neto, acredita que para as turmas que estão no final do curso só será possível ministrar a matéria co mo atividade complementar, enquanto que para as turmas ainda em início o assunto dever´pa ser abordado como matéria da grade curricular. Na Ulbra, de acordo com a professora Cíntia Rosina Flores, auxiliar da coordenação do curso de direito, a disciplina será introduzida, num primeiro momento, como atividade complementar. Mas a faculdade vai desenvolver estudos para introduzi-la como uma cadeira do curso.
No curso de direito da faculdade São Lucas, o professor Raimundo Oliveira Filho, coordenador do curso, vai introduzir a disciplina para os alunos a partir do sexto período.
Para a definitiva introdução da disciplina de prerrogativas na grade curricular dos cursos jurídicos em Rondônia a Ordem dos Advogados do Brasil vai celebrar convênio através da Escola Superior de Advocacia, para auxiliar na definição de carga horária e a forma como o assunto será abordado.
O presidente da OAB afirma que essa iniciativa será apresentada a todas as faculdades que tem curso de direito. Nosso propósito e já estamos mantendo conversações com outras instituições de ensino - é introduzir o ensino da disciplina de prerrogativa em todos os cursos jurídicos em Rondônia, informa Hélio, cuja administração à frente da OAB vem se notabilizando pela ênfase que dedica ao tema.
Dentro dessa proposta, logo no primeiro mês dessa gestão foi criado e implantado o Tribunal de Defesa das Prerrogativas, com descentralização das ações para todas as subseções e envolvimento direto de mais de 100 advogados. Aliada a outras iniciativas, como o projeto para introdução do ensino de Direito a partir do ensino fundamental, a OAB está dando sua contribuição para a melhoria do nível de formação dos futuros profissionais do Direito e, também, das futuras gerações, observa Hélio Vieira.
FONTE: Carlos Araújo MTb 162-RO
Não Fuja da Coruja: obra infanto-juvenil será lançada em Porto Velho
Não Fuja da Coruja é um livro infanto-juvenil com texto do professor, poeta e escritor Miguel Nenevé, que tem a ilustração do artista plástico Flávi
Parceria : AJEB Rondônia e ICEAL selam parceria promovendo a Literatura Rondoniense
A Convite da escritora Marcia Pini, Coordenadora do Instituto André Luiz, e da Sandra Nogueira, Gestora Escolar da Escola Municipal Auta de Souza, f
O ritmo pulsante dos tambores, as coreografias cheias de energia e as histórias narradas em cada movimento marcaram o espetáculo de dança "Maculelê:
Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia
Membros da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) participaram ativamente do 1º F