Quinta-feira, 3 de abril de 2025 - 11h06
O documentário Concerto de Quintal
terá sua estreia aberta ao público, de forma gratuita, no dia 16 de abril, no
Mercado Cultural de Porto Velho. O longa-metragem, produzido pela Casa do Rio
Filmes, é resultado de importante pesquisa e celebra a história musical
porto-velhense ao reunir artistas de diferentes gerações para discutir
influências, misturas e transformações ao longo do tempo.
Foram meses de imersão em registros em áudio, vídeo, artigos,
dissertações, impressos diversos e entrevistas com personagens importantes da
cultura porto-velhense, conduzido por uma equipe múltipla de pesquisa, composta
pela professora Ivete Aquino Freire, o cantor e compositor Silvinho Santos, a
produtora cultural Jussara Assmann, o multiartista pesquisador de sons Bira
Lourenço e o fotógrafo e documentarista Luiz Brito, com o objetivo de levantar
informações sobre as nuances e características da musicalidade de Porto Velho,
destacando o que diferencia a cidade de outros lugares.
O processo de pesquisa
A pesquisa se baseou em três principais fontes, explica professora Ivete, doutora em Sociedade e Culturas Contemporâneas: entrevistas com artistas, jornalistas e apreciadores da música local; materiais bibliográficos; e um vasto acervo de áudios gravados no quintal do músico Silvio Santos, o Zekatraka. "Nos dedicamos a muitas horas de escuta desses registros, que foram fundamentais para compreender a evolução da identidade sonora da cidade", completa.
Além das reuniões para discutir metodologias e validar informações, a pesquisa também envolveu a busca ativa por entrevistados. "Marcamos encontros e visitas para levantar dados e garantir informações qualificadas", conta Ivete, completando que durante esse processo, um entrevistado frequentemente indicava outros nomes, o que ajudou a ampliar o alcance da pesquisa.
Outra importante contribuição para esta etapa do trabalho foi a da educadora e produtora cultural Benedita Nascimento (Bené), que desenvolveu a pesquisa sobre musicalidade de Bado no contexto musical de Porto Velho e na Amazônia, por meio de sua atuação e participação em projetos locais e nacionais, resultando no songbook “Bado Amazonalidades: nos trilhos das canções”, lançado em 2024, e que registra não só a obra musical do artista, grande personagem destacado no filme, como também a memória cultural da cidade.
E falando em memória, Bené acredita que a História é feita de fatos, mas que sem a memória não há o sentido histórico. “Por isso a memória na pesquisa traz à luz a percepção histórica dos fatos. A memória ambiental, social, política, cultural, memória sonora, tudo isso se compõe num determinado território de espaço e de tempo. São fragmentos que dão formas e conteúdo à pesquisa num concerto de infinitas formas de enxergar o mundo”, completa.
Para Ivete, que já contribuiu com outros projetos do diretor Juraci Júnior, fazer parte dessa pesquisa foi uma experiência enriquecedora. Com sua vasta experiência acadêmica na área, ela destaca que o trabalho ampliou sua compreensão sobre a musicalidade local. "Mais do que o contato com as diversas matizes musicais de Porto Velho, o mais importante foi conhecer as pessoas que criam e recriam essa cultura a cada momento. Como pesquisadora, como pessoa e como porto-velhense que sou, foi algo que me marcou profundamente".
O FILME
“Concerto de Quintal” é um documentário de longa-metragem que apresenta as diversas musicalidades que compõem a identidade sonora de Porto Velho. A partir do acervo pessoal do músico e compositor Silvinho Santos, o filme propõe um mergulho nas referências, estilos, gêneros e estéticas dos tantos sons ouvidos por diferentes gerações da música produzida na cidade.
O artista cresceu em rodas de samba no quintal de sua casa e tantas outras pela cidade, onde seu pai, o também artista, músico e compositor Sílvio Santos, realizava suas produções e onde recebia ícones da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão. Esse acervo é composto por gravações inéditas, armazenadas em fitas k7, atualmente sob os cuidados e propriedade da família do artista, que realizou a digitalização de todo material e que traz as vozes de compositores importantes para a produção sonora local.
O longa-metragem é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º - Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.
Siga @concertodequintal no instagram e fique por dentro da programação de estreia do filme.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Juraci Júnior
Direção de Produção: Val Barbosa
Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior
Direção Musical: Marcelo Pereira
Direção de fotografia: Avener Prado
Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos
Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann
Som Direto: Verônica Brasil
Montagem: Eduardo Resing
Color: Rafael Suarez
Motion: Rone Mota
Finalização: Igor Tchilian
Desenho de som: Verônica Brasil
Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior
Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento
Design: Jorge Damschi
Comunicação: Vanessa Fernandes
Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo
Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes
Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati
Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre
Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito
Coordenação geral: Casa do Rio Filmes
Promovendo a essência do Hip-Hop através da história e da poesia, o álbum de estreia do rapper Oráculo, “Filhos do Terceiro Mundo”, chegará às plata
Curta no Varal: mostra rondoniense de curta-metragem na rua
Projeto celebra a cultura e o cinema rondoniense com exibições gratuitas em espaços públicos de Ji-Paraná:04/05 - Cedel BNH : R. Caucheiro, 246 - Caf
Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena
Vilhena (RO) ambienta as gravações do curta metragem “A Lasca”, projeto proposto pela diretora Valdete Sousa, que atua há mais de 25 na área cultura
Rondofest impacta pelo nível dos participantes e qualificação dos jurados
Foi realizada na noite desse domingo, 30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a primeira etapa da fase eliminatória do Festival Rondônia de Música (R